Segunda, 30 Outubro 2023 09:46

Palestras com representantes da Prefeitura de Petrópolis marcam o primeiro dia do Petrópolis Business

O evento conta com 120 palestras, sendo 12 da Prefeitura de Petrópolis

O Petrópolis Business, maior feira de negócios do interior fluminense começou nesta quinta-feira, 26. O evento conta com mais de 260 expositores de diversos segmentos e 120 palestras sobre diferentes temas, sendo 12 que levam aos petropolitanos e visitantes os desafios e conquistas da Prefeitura de Petrópolis, ao longo dos útimos 22 meses.

Na Plenária Barão de Mauá, o secretário de Administração, Ramon Mello, falou sobre “Sistema Eletrônico de Informação: Gestão Eficiente e Inovadora”. O tema levou aos presentes todo o trabalho para a criação do SEI, que foi lançado em julho deste ano, em um primeiro momento, para fluxos internos entre secretarias, depois entre diretores de departamentos e superintendentes e, em novembro, já vem mais novidades.

“Temos mais de 2500 processos já no sistema e vamos expandir para que seja utilizado pelos servidores, como solicitação de férias entre outras demandas. É o início de uma nova era na Prefeitura de Petrópolis”, destacou o secretário de Administração, Ramon Mello.

Já o procurador-geral do município, Miguel Barreto, divulgou o trabalho que o Procon vem realizando no município. Entre as ações, destaque para o Procon Móvel, Procon nas Escolas, em parceria com a Secretaria de Educação, Procon Solidário e, ainda, as atividades junto ao Programa Nosso Bairro.

“São ações de extrema importância para a comunidade, de atendimento e direcionamentos para a solução de questões que desrespeitem os direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor”, destacou Miguel.

Todo fim de ano, uma outra ação promovida é o Procon Solidário. De acordo com Miguel, o objetivo, este ano, é atender cerca de mil crianças, que escrevem as suas cartinhas, que ficam disponíveis para serem adotadas na sede do Procon de Petrópolis.

Para finalizar, o secretário de Governo, Marcus São Thiago levou aos presentes um tema de grande relevância: Democracia Participativa: a importância da atuação da sociedade nos Conselhos Municipais na construção de políticas públicas voltadas para a inclusão social e o desenvolvimento econômico.

Marcus relembrou a história da criação dos primeiros conselhos, quando no início dos anos 2000, foi criado o Conselho Fiscal, com participação popular efetiva na questão orçamentária do município. “Philippe Guedon e Ângelo Augusto Zanata, que dá nome a Casa dos Conselhos, trouxeram a formulação de um conselho do orçamento participativo, onde as comunidades eram chamadas para deliberar sobre investimentos prioritários e passaram a pautar as ações do governo. Um importante avanço”, destacou Marcus.

Atualmente, a Prefeitura de Petrópolis conta com 32 conselhos deliberativos, sobre os mais diferentes temas, abrindo espaço e, cada vez mais incentivando a participação popular.

Além das palestras, A Prefeitura de Petrópolis também participou da Rodada de Negócios, promovida pelo Sebrae, divulgando a nova lei de incentivo fiscal para projetos culturais que entrará em vigor em 2024.

Confira as próximas palestras com representantes Prefeitura de Petrópolis no Petrópolis Business:

27/10 – Sexta-feira
14h - A Valorização do Profissional de Educação da Educação, da Importância da Integração Regional das unidades escolares e o Impactos na qualidade da Educação no Município
Palestrante: Adriana de Paula (secretária de Educação)
_Local: Auditório Barão De Mau

15h - Como o Turismo de Eventos Impacta na Economia da Região
Palestrantes: Silvia Guédon - Secretária de Turismo de Petrópolis
Silvia Albuquerque (diretora regional da multinacional francesa GL Eventos)
Germano Valente - Presidente do SindTurismo e Conselheiro do SESC-RJ
Local: Auditório Barão De Mauá

20h - Mobilidade Urbana em Petrópolis: Diagnóstico e Perspectivas
Palestrante: Thiago Damaceno (diretor-presidente da CPTrans)