Segunda, 30 Outubro 2023 10:07

2° dia de Petrópolis Business: Prefeitura marca presença com palestras sobre educação, turismo e mobilidade urbana

O Petrópolis Business, maior feira de negócios do interior fluminense, chegou ao segundo dia de evento nesta sexta-feira (27). A Prefeitura marcou presença com palestras sobre educação, turismo e mobilidade urbana.

O evento, realizado no Sesc Quitandinha, conta com mais de 260 expositores de diversos segmentos e 120 palestras sobre diferentes temas, sendo 12 que levam aos petropolitanos e visitantes os desafios e conquistas da Prefeitura de Petrópolis, ao longo dos útimos 22 meses.

Veja abaixo como foram as palestras:

Educação

A valorização dos profissionais da rede municipal de educação e os avanços promovidos pela Prefeitura na educação pública municipal foram os temas abordados pela secretária de Educação, Adriana de Paula.

"A formação pela equidade na educação em parceria com o Centro Lemann, o aumento nos repasses do PGDREM, que permitiram a compra de equipamentos e reformas nas unidades escolares, foram alguns dos avanços nestes 22 meses de governo", pontuou a secretária de Educação, Adriana de Paula.

Turismo

Como o turismo impacta na economia da região foi o tema da mesa redonda que teve como participantes: a secretária de Turismo, Silva Guedon; a diretora Regional da multinacional francesa GL Events, Silvia Albuquerque; e o presidente do SindTurismo e Conselheiro do Sesc-RJ, Germano Valente.

"O turismo é uma das principais economias da cidade e nos empenhamos muito em preparar Petrópolis para receber os eventos. Cada dia mais a cidade vem sendo procurada pelos produtores e organizadores pela segurança e pelo apoio que recebe da Prefeitura", comentou Silva Guedon.

Silvia Albuquerque parabenizou Petrópolis pelas iniciativas e foi uma grande apoiadora dos eventos.

"Os organizadores e promotores precisam de segurança para desenvolver o seu trabalho e Petrópolis está de parabéns", frisou.

Mobilidade urbana

O diretor-presidente da CPTrans, Thiago Damaceno, palestrou sobre os desafios da mobilidade urbana em Petrópolis.

Ao seu lado, técnicos da Coppe/UFRJ, que apresentaram estudos e projetos que estão sendo elaborados por eles e que fazem parte do convênio firmado com a Prefeitura, por meio da CPTrans.

"Para o Plano Mobilidade de Petrópolis, em 2019, foram realizadas 500 entrevistas. Neste estudo da Coppe, foram mais de 5 mil entrevistas, com motoristas, usuários do transporte coletivo, taxistas. Ou seja, um estudo muito robusto, que vai dar muito mais embasamento para as decisões do poder público para a mobilidade urbana", disse Damaceno.