Quarta, 01 Novembro 2023 10:52

Simulador de asa delta foi destaque no Petrópolis Business

Um dos principais atrativos do Petrópolis Business deste ano foi o simulador de asa delta, promovido pela Prefeitura, no estande da Secretaria de Esportes. Mais de 300 pessoas participaram.

Na prática, funcionou assim: o participante era colocado em uma asa delta real (na mesma posição, horizontal, pendurado na estrutura e segurando a barra de alumínio).

No rosto, óculos de realidade virtual, com imagens do Centro Histórico de Petrópolis. Essas imagens foram captadas por um drone. Na cabeça do participante, um sensor de movimento. Quando ele virava a cabeça, a imagem que ele via nos óculos também virava. Como a captação das imagens foi em 360 graus, o participante podia olhar para qualquer direção, que a imagem correspondia ao movimento dele.

A experiência do visitante tinha 10 minutos de duração. Uma ação inclusiva, sem restrições. A estrutura suportava até 300 kg. E pessoas com deficiência também puderam participar, como foi o caso do idealizador do Projeto INcluir Petrópolis, Chen Li Cheng.

O prefeito Rubens Bomtempo destacou o caráter inclusivo da ação.

“O simulador de asa delta possibilitou que as pessoas com deficiência, as pessoas com medo de altura, as pessoas com dificuldade em praticar essa modalidade, pudessem ter acesso a esse esporte. E mais que isso. Possibilitou que as pessoas conhecessem Petrópolis por outro ângulo, fizessem um passeio pela cidade”, disse Bomtempo.

“A Prefeitura já vem promovendo essa inclusão nos esportes. Como é o caso, por exemplo, da inclusão dos e-sports nos Jeups (Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis) deste ano, para que crianças que não tenham acesso a esses jogos pudessem ter”, disse Simão.

Petrópolis Business

O Petrópolis Business é a maior feira de negócios do interior fluminense. Foi realizada neste entre os dias 26 e 29 de outubro, no Sesc Quitandinha, e a Prefeitura esteve presente: um dos principais apoiadores do evento, participando com palestras, estandes e atividades, como foi o caso do simulador de asa delta.