Segunda, 06 Novembro 2023 10:09

Inscrições abertas para o 2º Prêmio Ubuntu

Estão abertas as inscrições para o 2º Prêmio Ubuntu, que tem como objetivo reconhecer e homenagear personalidades negras que são ou foram destaques na luta antirracista e na promoção da igualdade racial em Petrópolis. As inscrições ou indicações podem ser feitas até o dia 10 de novembro pelo link: https://forms.gle/mpR3pLcQzXoLtFUL6.

A realização do prêmio faz parte da programação da Festa Ubuntu, que este ano acontece entre os dias 17 e 20 de novembro. A festa é promovida pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Copir) e o Instituto Municipal de Cultura (IMC), em conjunto com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Compir), junto ao segmento de culturas afro-brasileiras, quilombolas e de matrizes africanas.

As inscrições e/ou indicações serão analisadas pela comissão formada pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. A solenidade de entrega do prêmio será na abertura da Festa Afro Ubuntu 2023.

O Prêmio Ubuntu conta com 10 categorias. São elas:

Gastronomia: Celebra o reconhecimento de pessoas negras, independente de nível técnico, inseridos ou não na produção da culinária afro-brasileira em nosso município. Reconhecendo a contribuição destas para o ecossistema da gastronomia da cidade.

Influência e Representatividade Digital: Premia influenciadores digitais negros e/ou indígenas, sejam eles youtubers, blogueiros, instagrammers, tiktokers, facebookers ou expoentes das demais redes sociais com destaque na comunicação.

Categoria Artística: Voltada para o reconhecimento às produções feitas por artistas negros e negras. Sendo arte toda ou qualquer forma humana de expressão e suas diversas manifestações.

Liderança Negra: Promovido para reconhecer iniciativas de agentes que tenham buscado a redução da desigualdade racial, com a ampliação do acesso e do desenvolvimento profissional de pessoas negras.

Destaque Jovem: Pessoa negra na faixa etária dos 15 aos 29 anos de idade, destaque nas diversas formas de leitura, relação e realização de mundo.

Destaque Infantil: Pessoa negra na faixa etária dos 07 aos 14 anos de idade, destaque nas diversas formas de leitura, relação e realização de mundo.

Profissional Destaque: Pessoa negra vinculada a instituição pública ou privada, com destaque em suas competências e realizações.

Empreendedorismo Negro: Pessoa negra que atua no mercado com uma atividade própria. Que com seu próprio negócio, transforma oportunidades em uma organização lucrativa e sustentável.

Educador(a) / Professor(a): Honrar personalidades com iniciativas que buscam promover a igualdade racial ao trazer formas de acesso, narrativas, métodos de aprendizado e práticas pedagógicas que priorizem os saberes, a filosofia, a tecnologia, a história e a cultura africana.

Prêmio Ubuntu: Reconhecimento de personalidade negra que é ou foi destaque na luta pela Promoção da Igualdade Racial.