Quinta, 16 Novembro 2023 09:50

11ª Festa Afro Ubuntu começa na sexta-feira com show do Fundo de Quintal na Praça da Liberdade

Selo Escola Antirracista será lançado durante a festa

A Festa Afro Ubuntu começa na sexta-feira (17) com apresentação do grupo Fundo de Quintal e lançamento do Selo Escola Antirracista. O evento acontece, gratuitamente, na Praça da Liberdade, no Centro da Cidade, às 18h. A Ubuntu segue até o dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra.

A festa é promovida pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Copir) e o Instituto Municipal de Cultura (IMC), em conjunto com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Compir), junto ao segmento de culturas afro-brasileiras, quilombolas e de matrizes africanas.

"Mais essa edição da Festa Afro Ubuntu é a consolidação do nosso compromisso em resgatar, preservar e disseminar a cultura afro-brasileira na nossa cidade. É uma festa linda e um momento também de resistência de um povo", disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O lançamento do Selo Escola Antirracista é um dos pontos altos do evento. O Selo é uma forma de efetivar o compromisso em oferecer uma educação plural e multicultural", disse a secretária de Educação, Adriana de Paula.

"A Ubuntu é uma festa de celebração e enaltecimento da cultura afro-brasileira e petropolitana. Assim como no último ano, celebraremos a altura da monumentalidade das presenças negras que se deram e se dão em nossa cidade. Viva a Ubuntu!”, ressaltou o coordenador de Igualdade Racial, Filipe Graciano.

Toda a programação da Ubuntu é gratuita. "Vamos ter shows de grandes artistas da música brasileira e também artistas petropolitanos. Vai ser uma grande festa", comentou a secretária de Cultura, Diana Iliescu.

Confira a programação da Festa Afro Ubuntu:

Sexta-feira (17)

18h - Solenidade de abertura da 11º Festa Afro Ubuntu e lançamento do Selo Escola Antirracista
18h30 - Prêmio Ubuntu
19h30 - Bloco Guerreiros da 20