Terça, 21 Novembro 2023 09:56

Festa Afro Ubuntu segue até segunda-feira na Praça da Liberdade

A 11ª Festa Afro Ubuntu segue com programação gratuita até segunda-feira (20) – Dia da Consciência Negra, na Praça da Liberdade. Neste sábado (18), a atração principal é rapper Rincon Sapiência. A festa é promovida pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Copir) e o Instituto Municipal de Cultura (IMC), em conjunto com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (Compir), junto ao segmento de culturas afro-brasileiras, quilombolas e de matrizes africanas.

“É um orgulho uma cidade como Petrópolis ter uma festa tão linda como esta”, disse o vice-prefeito Paulo Mustrangi, lembrando que Petrópolis foi uma das primeiras cidades do país a ter uma lei municipal instituindo o feriado no Dia da Consciência Negra. O secretário de Governo, Marcus São Thiago, lembrou a importância do povo preto na construção da cidade. “É um momento de agradecer ao povo que construiu nossa história”, frisou.

O grande show de abertura da 11ª Festa Afro Ubuntu, na noite de sexta-feira (17), foi do grupo Fundo de Quintal. O público lotou a Praça da Liberdade para dançar e cantar os sambas do grupo, que tem mais de 40 anos de carreira. “É uma festa feita a muitas mãos. É um momento emocionante poder garantir esse espaço para o povo preto da nossa cidade”, disse a secretária de Cultura, Diana Iliescu. “É um enorme orgulho para gente estar realizando e consolidando essa festa”, comentou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

Confira a programação da 11ª Festa Afro Ubuntu:
Sábado (18)

19h - O Samba as Claras
20h - Furacão 2000

Segunda (20)
09h - Terceira Caminhada Contra as Intolerâncias e o Racismo Religioso (saída da Praça da Inconfidência)
11h - Roda Coletiva - Integração de Capoeira (Salvaguarda da Capoeira de Petrópolis)
12h - Homenagem a Zumbi dos Palmares
13h - Samba de Roda com Mayara Ferreira