Terça, 12 Dezembro 2023 09:37

Lote 5 do Recomeço Seguro: Prefeitura convoca famílias para compensação financeira

A Prefeitura está convocando mais 33 famílias do Morro da Oficina, no Alto da Serra, para, nesta semana, assinarem acordos de compensação financeira por conta da demolição de suas casas. São imóveis que precisarão ser demolidos para que as obras de contenção realizadas pela Prefeitura possam avançar.

É o programa municipal Recomeço Seguro, que vai contemplar, ao todo, 245 famílias do Morro da Oficina.

Essas famílias foram divididas em lotes. As 212 famílias dos 4 primeiros lotes já assinaram os acordos e já receberam as compensações financeiras pagas pela Prefeitura. Ao todo, foram pagos mais de R$ 25 milhões pela Prefeitura a essas famílias.

“Foi um longo trabalho da Prefeitura até chegarmos aqui. Um trabalho que envolveu a análise dos riscos pela Defesa Civil, a assistência social às famílias daquelas casas, o levantamento de recursos para as obras de contenção naquela encosta, a licitação para as obras, o início das obras, a criação do programa Recomeço Seguro. Um longo trabalho que está valendo a pena. Já estamos vendo os resultados. As obras de contenção no Morro da Oficina estão avançando bem. É só olhar a encosta e ver isso. E o programa Recomeço Seguro também. Já pagamos mais de 85% das famílias beneficiadas. E agora vamos pagar as restantes”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Atendimentos com dia e hora marcados

Os atendimentos a essas famílias do Lote 5 serão nos dias 12 (terça-feira) e 15 (sexta-feira) de dezembro, na Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta (Avenida Koeler, 260, Centro, na sede da Prefeitura).

Os beneficiários devem comparecer no dia e hora marcados. A listagem com os nomes está no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br – no menu “Acesso rápido”, clicar em “Assistência Social” e, na página seguinte, em “Recomeço Seguro”).

Além da lista com os nomes no site, a Secretaria de Assistência Social está entrando em contato com cada família para informar o início dos atendimentos.

Os beneficiários devem levar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, RO (registro de ocorrência) e documento bancário (cartão ou extrato).

O programa

Pelo programa Recomeço Seguro, a Prefeitura paga entre R$ 90 mil e R$ 230 mil para cada família. Isso em função do levantamento topográfico e fotográfico já realizado pelos técnicos da Prefeitura, que avaliou cada imóvel de forma individualizada nos últimos meses.

“É um programa inédito na história da Prefeitura de Petrópolis. Temos muito orgulho dele. Porque, ao mesmo tempo em que permite o avanço das obras da Prefeitura no Morro da Oficina, possibilita um recomeço para as famílias atendidas. São recursos próprios da Prefeitura que estão sendo investidos nesse programa social”, disse o secretário de Assistência Social, Fernando Araújo.