Sexta, 15 Dezembro 2023 09:44

Prefeitura capacita mais de 150 cuidadores da rede municipal de ensino

Mais de 150 cuidadores da rede municipal de ensino participaram de uma capacitação promovida pela Prefeitura de Petrópolis em parceria com a Unifase. O curso teve duração de 30 horas e foi destinado aos profissionais que atuam com os alunos e alunas no sistema de inclusão. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu no auditório da Unifase na última semana.

“A transformação que queremos para a nossa educação pública passa pela inclusão. É realizar ações e fazer intervenções para não deixar ninguém para trás”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, citando projetos do Núcleo de Psicologia Escolar e também o esporte, como o Festival Paralímpico, que em três edições já reuniu mais de 300 crianças.

A realização da capacitação faz parte das ações da Prefeitura para o fortalecimento do sistema de inclusão da rede municipal de ensino. “Organizamos os atendimentos aos alunos e alunas em sistema de inclusão de acordo com as necessidades de suporte individual indicadas na análise realizada pelas equipes técnicas pedagógicas das unidades escolares, em conjunto com o Departamento de Inclusão e em consonância com as legislações federais”, disse a secretária de Educação, Adriana de Paula.

O sistema de inclusão da rede municipal de ensino conta com 37 salas de recursos, cada uma com um profissional recursista responsável. Além dos dois centros de Referência em Educação Inclusiva (Creis) – João Pedro de Souza Rosa, no Centro, e Aline de Souza Corrêa, em Pedro do Rio. A rede também conta com a Escola Municipal de Educação Especial Santos Dumont (destinada a pessoas surdas) e com a Escola Municipal Paulo Freire (que atende pessoas com várias deficiências). Ao todo 1.805 alunos e alunas estão em sistemas de inclusão em todas as unidades escolares da rede municipal.

Além disso, o Núcleo de Psicologia da Secretaria de Educação também conta com projetos importantes, onde os profissionais atuam nas unidades escolares dando apoio necessário aos programas de prevenção e ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Entre os projetos desenvolvidos estão: Fale que eu te Escuto, Todos Contra o Bullying, Viver é da Hora e Escola que Acolhe e Cuida