Quinta, 21 Dezembro 2023 14:23

Petrópolis avança para assegurar direitos das pessoas com deficiência e fomentar a economia solidária

A aprovação da proposta para a criação das secretarias da Pessoa com Deficiência, Mobilidade reduzida e Doenças Raras e da Economia Solidária, Trabalho, Emprego e Renda, pela Câmara dos Vereadores na terça (19), definirá avanços em dois importantes segmentos da sociedade.

A Secretaria da Pessoa com Deficiência terá a responsabilidade de promover a transversalidade das ações em três áreas: a da promoção dos direitos das pessoas com deficiência, a ampliação do debate sobre acessibilidade e a conscientização sobre doenças raras. Por meio desta secretaria, a prefeitura irá efetivar parcerias construídas durante a IV Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em setembro, em conjunto com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPD), o que garantirá que as prioridades da pasta sejam definidas com base nas necessidades reais.

“A criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência reflete o compromisso da nossa gestão com a inclusão e o respeito aos direitos humanos”, destacou Bomtempo. “É um passo importante no trabalho contínuo do nosso governo em prol das pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e doenças raras”, ressaltou o prefeito Rubens Bomtempo.

Já a Secretaria de Economia Solidária, Trabalho, Emprego e Renda visa organizar, ampliar e incentivar as ações em prol da geração de renda, com o objetivo de diminuir a desigualdade social no município

“As políticas ativas de emprego, trabalho e renda visam um conjunto de programas, ações e medidas de natureza pública ou em parceria entre o setor público e o privado que tomam o trabalho como objeto central de atenção e que têm como principal objetivo incrementar as ofertas de oportunidades de emprego, gerando redistribuição de renda e justiça social”, disse o prefeito.