Terça, 26 Dezembro 2023 12:15

Prefeitura premia vencedores do Concurso Municipal de Fotografias Roque Navarro

Prefeito Rubens Bomtempo anuncia Feira Literária e de Artes para 2024

Os 12 vencedores do Concurso Municipal de Fotografias Roque Navarro foram premiados nesta quinta-feira (21), durante solenidade no Palácio Sérgio Fadel (sede da Prefeitura de Petrópolis). A iniciativa, promovida pela Prefeitura, faz parte das ações dos 180 anos de Petrópolis e teve como objetivo valorizar e incentivar os profissionais e amadores da fotografia.

Os vencedores ganharam um certificado e as fotos premiadas fazem parte de um calendário 2024, que foi distribuído durante a solenidade. “Realizamos ações importantes de valorização da cultura e arte na nossa cidade. E esse prêmio diz muito sobre isso, o pertencimento e reconexão com a nossa cidade por meio também da cultura e da arte”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, anunciando a realização da Feira Literária e de Artes no primeiro semestre de 2024. “Pela experiência exitosa de Paraty podemos nos inspirar e seguir esses projetos, que vão falar principalmente com as nossas crianças, incentivando a leitura”, ressaltou.

O concurso homenageou o fotógrafo Roque Navarro, que morreu aos 66 anos em 2014. As netas de Roque Navarro Ana Clara Navarro e Daniela Navarro participaram da premiação. “Estamos muito felizes com essa homenagem pelos anos em que meu avô se dedicou ao trabalho”, disse uma das netas, Ana Clara. O prefeito Rubens Bomtempo também lembrou o tempo em que militou ao lado do fotógrafo. “Roque militou politicamente e foi uma pessoa que defendia a democracia”.

A primeira dama Luciane Bomtempo ressaltou que o prêmio, além de homenagear uma personalidade importante da cidade, também é um momento de festejar a cultura de Petrópolis. “Roque tinha um olhar sempre atento e especial pela cidade”, comentou Luciane Bomtempo.

A comissão julgadora foi formada por: Aline Castella, Claudio Partes, Erick Simão, Ivone Alves Sol e Rogério De Paula. “Petrópolis nos inspira. E esse concurso foi um estímulo a democratização da cultura”, disse Claudio Partes. “A fotografia é uma importante linguagem artística. Tivemos registros lindos da nossa cidade”, disse a secretária de Cultura, Diana Iliescu.

Na entrega do prêmio, o prefeito citou as ações de incentivo à cultura nos dois anos de governo. “Conseguimos recuperar importantes equipamentos de cultura da nossa cidade como o Centro de Cultura, a Casa do Colono e a Casa de Santos Dumont. Também retomamos essa semana a obra do Theatro Dom Pedro, que em breve será devolvido à população. São ações importantes de valorização da nossa cultura e arte”, lembrou o prefeito Rubens Bomtempo.

O prefeito Rubens Bomtempo também anunciou a criação do prêmio Moisés Pregal para 2024. “Moises também foi uma importante figura do fotojornalismo da nossa cidade e que merece ser homenageado. E que esse prêmio fale dos nossos bairros para que haja um olhar de pertencimento da comunidade”, disse o prefeito.