Terça, 02 Janeiro 2024 09:11

Crescimento na visitação em atrativos turísticos da cidade chega a mais de 79% em 2023

Uma pesquisa realizada pelo Observatório Regional de Turismo (ORT) constatou relevante crescimento na visitação de pontos turísticos da cidade neste ano no comparativo com 2022. Em atrativos como o Museu Casa do Colono, o aumento foi de mais de 79%. Já no Museu Imperial, o número de visitantes chegou a mais de 44%, entre outros registros. O ORT é ligado à Secretaria de Turismo e monitora o fluxo turístico do município.

“O trabalho realizado pela Secretaria de Turismo em aplicar estratégias que fortalecem o setor e aumentam a circulação de pessoas no município tem sido uma das ações de extrema relevância para reconstrução da nossa cidade”, pontuou o prefeito Rubens Bomtempo.

No Parque Cremerie, o aumento de visitantes em 2023 chegou a 49% e na Igreja de Confissão Luterana, um crescimento exponencial de mais de 530%. No Centro de Experiência Cervejeira Bohemia o aumento passou dos 23% e no Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Sede Petrópolis a visitação aumentou mais de 11%.

Já nos Centros de Informações Turísticas (CITs) o número de atendimentos cresceu mais de 81% e o número de turistas e visitantes, acima de 114%.

“Neste ano pudemos colher os frutos de ações que desempenhamos com muita dedicação e diálogo com o trade turístico local, regional e nas feiras e encontros comerciais. O Plano Diretor de Turismo 2023-2030 é uma das nossas bússolas, bem como o trabalho realizado junto ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur)”, comenta a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

Aumentar o fluxo de turistas durante o ano inteiro e atrair públicos que incluem diversos setores socioeconômicos foi um dos objetivos do trabalho da Secretaria de Turismo neste ano. “Em 2023 também realizamos ações promocionais de forma segmentada e precisa. Entre elas, FAMTOUR (viagens de familiarização) onde participaram 12 operadores de turismo internacionais e ainda as ações de assessoria de imprensa”, explica a diretora
de Turismo da Secretaria de Turismo, Evany Noel.

Recentemente, a cidade foi indicada como um dos oito destinos tendência de viagem em 2024, segundo a plataforma Booking.com, sendo o terceiro destino turístico mais procurado do país.