Terça, 02 Janeiro 2024 09:13

Petrópolis já tem aproximadamente 13 mil lâmpadas substituídas por led ao longo de 2023

Ao longo de 2023, a Prefeitura atingiu a marca de quase 13 mil lâmpadas substituídas na rede de iluminação pública do município pelas de led. Por meio da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSSOP), o serviço foi iniciado juntamente com o Programa Nosso Bairro, que vem realizando diversas melhorias nas comunidades por onde passa. Além de economia e eficiência, as novas lâmpadas têm mais luminosidade, trazendo segurança para pedestres e motoristas.

A substituição das lâmpadas de sódio pelas lâmpadas de Led faz parte dos serviços do Programa Nosso Bairro, lançado pela Prefeitura neste ano. Por meio do programa, ao longo de duas ou três semanas, o governo se instala em uma região do município para promover melhorias e atender reivindicações da população.

A primeira comunidade a receber o Nosso Bairro foi o Alto Independência, e entre os serviços promovidos pelo Nosso Bairro, esteve a troca de lâmpadas em diferentes vias onde a iluminação pública se encontrava deficiente. Somente nesta localidade, foram instaladas 688 lâmpadas de led.

“Entre os diversos serviços do Programa Nosso Bairro, está a substituição das atuais lâmpadas de sódio pelas de led. Essas novas lâmpadas também estão sendo usadas no serviço de extensão de rede de iluminação pública, atendendo diferentes ruas da nossa cidade que estavam sem pontos de luz”, explicou o prefeito Rubens Bomtempo. “Temos certeza que este investimento trará mais economia para o município e principalmente, mais segurança aos petropolitanos”, ressaltou Bomtempo.

A lâmpada de led é considerada hoje a opção mais moderna e eficiente na área da iluminação pública. Por ter um brilho mais uniforme, este tipo de lâmpada pode proporcionar até 50% de economia em relação às lâmpadas de vapor de sódio, usualmente utilizadas. Além disso, sua cor é considerada a mais adequada para uso em vias públicas.

O programa Nosso Bairro já passou pelo Bairro Alto Independência, Alto da Serra, Posse, Pedro do Rio, Mosela, Araras e Duarte da Silveira. Neste mês, as intervenções estão sendo feitas no Valparaíso e na Estrada da Saudade.

O programa busca aproximar a Prefeitura das regiões da cidade. Além de levar serviços das diferentes secretarias, o programa tem como finalidade ouvir as reivindicações dos moradores, com a ações de curto, médio e longo prazo (obras de grande e médio porte, que poderão ser iniciadas durante o programa). A Prefeitura dividiu o município em 16 regiões, e ao longo de 2024, continuará com o programa atendendo todas elas.