Sexta, 01 Março 2024 09:43

Nosso Bairro: Prefeitura leva Coleta Seletiva ao comércio do Itamarati

A chegada do Nosso Bairro ao Itamarati marcou também o início da Coleta Seletiva em todo o comércio da região. Nesta quarta-feira (28/02), a Prefeitura, por meio da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), iniciou o credenciamento dos estabelecimentos que desejam participar da ação. Os lojistas, além dos materiais informativos sobre educação ambiental e o saco plástico transparente, onde os materiais recicláveis devem ser separados, estão recebendo vassouras feitas de garrafas PET – o item é produzido no galpão de reciclagem da Comdep – uma ação inédita entre as cidades do Estado do Rio de Janeiro.

“A ampliação da Coleta Seletiva faz parte da proposta do programa Nosso Bairro. Queremos que os comércios descentralizados também participem do processo de reciclagem e nos ajudem a diminuir o impacto de materiais recicláveis descartados de forma irregular no meio ambiente”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Já na próxima terça-feira (05/03), os caminhões da Comdep vão percorrer as principais ruas do Itamarati para recolher os materiais recicláveis, como papel, plástico e metal, que não devem ser misturados ao lixo comum. A coleta vai acontecer a partir das 12h.

“A chegada da Coleta Seletiva é mais uma vitória para o nosso amado bairro Itamarati, que está sendo totalmente requalificado com as ações integradas do governo municipal”, destacou o vice-prefeito Paulo Mustrangi.

Além da coleta seletiva feita de porta em porta, Petrópolis conta ainda com três ecopontos. Eles estão localizados na Rua General Rondon, em frente a Comdep; na agência Regional da Comdep, em Corrêas e em Araras, na Estrada Bernardo Coutinho.

“Seguimos trabalhando para tornar Petrópolis cada vez mais sustentável. O Nosso compromisso é com a proteção do meio ambiente e também com o ordenamento e a limpeza da nossa cidade”, frisou o presidente da Comdep Léo França.

Moradores de comunidades ainda não incluídas nas rotas também podem solicitar a coleta pelo telefone (24) 2235-8437. Veja como realizar a separação dos materiais recicláveis:

PAPEL: Jornais e revistas, caixas em geral, aparas de papel, envelopes, cartazes velhos, caixa de pizza, cartolinas e papel cartão.

VIDROS: Potes de conservas, embalagens, frascos de remédios vazios, copos, cacos dos produtos citados, vidros especiais (tampa de forno e micro-ondas), garrafas.

PLÁSTICO: Copos, garrafas, sacos/sacolas, frascos de produtos, embalagens pet (refrigerantes, óleo, vinagre), canos e tubos de PVC, caneta (sem a tinta), tampas, potes plásticos, embalagens de produto de limpeza.

METAL: Tampinhas de garrafas, latas, enlatados, panelas sem cabo, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, cobre, embalagem de marmitex, papel alumínio limpo, embalagens de aerossóis.