Sexta, 22 Março 2024 11:56

Petrópolis participa de Grupo de Trabalho para Atenção Básica na Região Serrana

A Prefeitura de Petrópolis marcou presença no Grupo de Trabalho para Coordenações de Atenção Básica da Região Serrana. A equipe da Área Técnica de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde participou do evento, onde teve a oportunidade de compartilhar experiências e avanços significativos na área da saúde masculina.

O prefeito Rubens Bomtempo expressou seu contentamento com a participação do município no evento e ressaltou a importância dos avanços obtidos na saúde do homem. "Estamos orgulhosos de fazer parte deste grupo de trabalho e de apresentar os indicadores pioneiros desenvolvidos por nossa equipe. Isso demonstra nosso compromisso com a promoção da saúde do homem em nossa região", disse.

O Secretário de Saúde, Marcus Curvelo, enfatizou a relevância da apresentação dos indicadores. "Nossa equipe tem trabalhado arduamente para desenvolver estratégias eficazes de prevenção e promoção da saúde masculina. Estamos felizes em compartilhar nosso progresso com outros municípios e receber o reconhecimento pelo nosso trabalho", destaca.

Esses indicadores, segundo a enfermeira e coordenadora da Área Técnica de Saúde do Homem, Maria Eduarda Possato, fornecem um panorama detalhado da saúde masculina em Petrópolis, permitindo identificar áreas de atenção prioritária. “Isso nos possibilita direcionar nossos esforços de forma mais eficiente, visando melhorar a qualidade de vida dos homens. Nossa apresentação da política de saúde do homem foi recebida com entusiasmo pelos participantes e reconhecidos como um importante avanço na área”.

Como resultado do sucesso da apresentação, Petrópolis receberá equipes do Ministério da Saúde no próximo dia 10 de abril para compartilhar sua experiência na área técnica de saúde do homem e na implementação de indicadores de saúde masculina. “Esses indicadores abrangem uma ampla gama de dados, incluindo informações sobre pré-natal do parceiro, planejamento reprodutivo (vasectomia), principais patologias, causas de morbimortalidade, infecções sexualmente transmissíveis e violência. Eles fornecem um panorama abrangente das necessidades, permitindo que a equipe direcione seus esforços de forma mais eficaz”, completa Maria Eduarda.