Terça, 16 Abril 2024 18:22

Capoeira é reconhecida pela Prefeitura como patrimônio cultural de Petrópolis

A capoeira de Petrópolis teve uma vitória importante na última semana: o reconhecimento oficial pela Prefeitura como elemento central do patrimônio cultural e pedagógico da cidade.

Esse reconhecimento (a “Carta Compromisso da Salvaguarda da Capoeira de Petrópolis”) foi pactuado entre a Prefeitura e a Liga Petropolitana de Capoeira no último sábado (6), durante a V Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

A carta simboliza a reafirmação da história e identidade negra em Petrópolis. Na prática, o documento significa um compromisso da Prefeitura com políticas públicas de valorização, divulgação e promoção da capoeira na cidade.

Durante a conferência, a capoeira foi destacada como parte da identidade cultural afro-brasileira, historicamente criminalizada e marginalizada, e símbolo de combate e resistência.

Políticas antirracistas

A assinatura desta carta faz parte de um conjunto de medidas que a Prefeitura vem tomando nos últimos 2 anos no combate ao racismo. São exemplos disso: a reativação do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial, a criação do Disque Antirracista, o fortalecimento da festa Ubuntu e a promoção da educação antirracista nas escolas.