Terça, 30 Abril 2024 14:25

Prefeitura fornece Caderneta da Criança

Desde 2022, a Caderneta da Criança, - livreto entregue aos pais logo após o nascimento das crianças, não vinha sendo fornecida pelo Ministério da Saúde. Ciente da importância da caderneta, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, fez a aquisição de exemplares e voltou a distribuir a caderneta na rede de saúde e também nas maternidades do município, entre elas, a do Hospital Alcides Carneiro (HAC).

A Caderneta da Criança é um documento do registro da saúde das crianças de grande importância. Ali estão reunidos seus dados, o histórico de vacinas, além de trazer orientações aos pais sobre os cuidados necessários para o desenvolvimento, informações sobre educação e direitos, e prevenção à violência.

A entrega aos recém-nascidos teve início em fevereiro na maternidade do Hospital Alcides Carneiro, assim como nas demais maternidades da cidade da rede privada. Todos os bebês que nascem já saem com a livreto contendo as informações de suas primeiras horas de vida, como peso, tamanho e a marca do pezinho.

As cadernetas também estão nas unidades de saúde de Atenção Primária, como os Postos de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde, e ainda no Ambulatório Escola e no ambulatório do HAC.

A Prefeitura está distribuindo a caderneta para as crianças que não receberam durante o período de descontinuação. Vale ressaltar que caso alguma criança não tenha recebido ainda a caderneta, o responsável pelo menor poderá se dirigir a uma das unidades de saúde e solicitar a caderneta.