Notícias

Segunda, 22 Junho 2026 11:14

Defesa Civil de Petrópolis participa de capacitação para uso da plataforma “Painel de Fogo” do Governo Federal

Técnicos da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis estão participando de capacitação para o uso da plataforma “Painel de Fogo” do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) do Ministério da Defesa. O curso é uma ação de preparação para o período de estiagem, fortalecendo os órgãos na gestão de eventuais eventos extremos para a utilização de ferramentas que possam auxiliar na tomada de decisão e no planejamento estratégico.

O Painel do Fogo é uma plataforma webgis voltada para o monitoramento de incêndios e queimadas em tempo quase real, que disponibiliza informações sobre incêndios e queimadas no Brasil e nos países que possuem o bioma amazônico em seu território (Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela).