Notícias

A prefeitura liberou mais 52 enquadramentos por tempo de serviço – quinquênio - para servidores da Educação. Com mais essa leva são 2.548 servidores com a progressão incorporadas ao salário, chegando perto da totalidade de 2,6 mil enquadramentos que estavam congelados há seis anos.  Os quinquênios começaram a ser liberados, por blocos, em outubro de 2018. Com relação aos enquadramentos por formação, 200 já foram liberados desde abril de 2019.
Vale salientar que os enquadramentos representam um aumento real no salário dos servidores entre 10% e 35% - até R$ 400. Alguns terão o quinquênio incorporado aos salários; outros o enquadramento por formação e, em alguns casos, o servidor terá os dois enquadramentos somados ao vencimento.

Ainda segundo o prefeito, os enquadramentos terão continuidade até que todos os servidores que têm direito à progressão sejam beneficiados.

A liberação está ocorrendo por blocos e mensalmente os nomes dos agraciados são publicados no Diário Oficial. Com essa transparência, o poder público continuará liberando os enquadramentos dos servidores da educação.

A XC Run (20.07) e a Fire Run (28.07) contam pontos para o ranking municipal dos corredores neste mês. As inscrições para a primeira prova acontecem até o dia 12, no site oficial do evento (http://www.xcrun.com.br), e para a segunda até o dia 25, também pela internet (www.grupomaverick.com.br). As corridas têm percursos de 50 e 6 quilômetros respectivamente. Somados, os dois eventos esportivos devem reunir mais de mil pessoas e contam com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer e da CPTrans.

A largada para a 6ª edição da XC Run acontece no Parque Municipal, em Itaipava, passando por montanhas e trilhas de Araras, Secretário e Pedro do Rio. É obrigatório o uso de sistema de hidratação pelos atletas, que pode ser uma mochila, cinto ou squeeze. A corrida tem um limite de 10 horas para ser completada e pode ser feita individualmente, em dupla ou quarteto.

Já a segunda edição da Fire Run - em homenagem ao Corpo de Bombeiros - tem largada no 15° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Petrópolis, com um brado dos militares. Após um percurso de seis quilômetros pela Av. Barão do Rio Branco, os corredores retornam para o quartel, concluindo a prova.

Criado no ano passado, o ranking municipal é um atrativo para os atletas participarem das provas.

 

Além dessas duas corridas, ainda contam pontos para o ranking municipal neste ano a Corrida Master (20 de outubro); Petrópolis Night Run (26 de outubro) e WTR Serra do Mar (23 de novembro). A Corrida do Shopping Pedro II, Corrida Contra a Fome, a Corrida do Trabalhador e a Petrópolis-Itaipava e a Love Run já foram realizadas.

O resultado parcial do ranking municipal dos corredores e o calendário esportivo completo, com todos os eventos previstos para Petrópolis neste ano, estão disponíveis no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

O clima frio não desanimou o público da Festa Julina das escolas da rede municipal e instituições do CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que ocorreu neste final de semana no Parque Municipal, em Itaipava. Nos dois dias o público lotou a área destina à festa, prestigiou as apresentações de dança dos alunos e aproveitou para degustar as delícias preparadas especialmente para a festa.

Mais de 300 crianças, de várias unidades escolares e instituições participaram das danças caipiras. Além disso, a criança pôde brincar no pula-pula e escorrega gigante, disponibilizado gratuitamente para os visitantes.

Bruna Fontainha, mãe de Lucas e Théo, de quatro e sete anos, alunos da Escola Beatriz Zaleski, também aprovou a programação. "Adorei a festa, é uma oportunidade de confraternizar entre outros colégios. O Lucas não queria dançar, mas, entrou na última hora e adorou. O Théo estava super ansioso, ensaiou a semana inteira", disse.

Letícia Carvalho, mãe de Rihanna Carvalho, de nove anos, aluna da Escola Amélia Antunes Rabelo, destacou a empolgação da criança. "Foi muito legal, eu gosto muito desse tipo de festa. Ela falou a semana toda da festa, estava muito animada. Ficou um pouco tímida com as pessoas olhando, mas, dançou bem", falou.

Durante os dois dias de evento foram arrecadados alimentos não perecíveis que serão doados a instituições da cidade.O levantamento do que foi arrecadado será apurado e divulgado.

Segunda, 08 Julho 2019 19:03

Petrópolis terá escola militar em 2020

Pleito do prefeito junto ao governo do Estado, a cidade terá em 2020 uma escola militar. O anúncio foi feito nesta segunda-feira  (08.07) à tarde em reunião com secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes e o deputado estadual Sergio Fernandes, na sede da Secretaria de Estado de Educação, no Rio.

Petrópolis é a terceira cidade do Estado a ter uma escola militar.

Caberá à prefeitura a cessão de um prédio e o custeio de água e luz. O quantitativo de alunos atendidos e as turmas serão estabelecidos de acordo com o espaço que será disponibilizado.

De acordo com o Secretário de Educação, Pedro Fernandes, o Governo do Estado vai dar o suporte necessário para o projeto. “A matriz de ensino será através da Base Nacional Comum Curricular, com oferta de atividades diferenciadas no contraturno”, explica. A meta do governo é ter mais 27 escolas militares no Estado.

Neste ano, duas novas unidades militares já foram inauguradas: em Volta Redonda, o Primeiro Colégio do Corpo de Bombeiros Militar funciona no Ciep 403 – Maria de Lurdes Giovanetti, que estava desativado e foi doado pela Secretaria de Estado de Educação. Já o Segundo Colégio do Corpo de Bombeiros Militar, em Miguel Pereira, foi instalado no Ciep 494 – Alexandre Carvalho, apontado pela Prefeitura da cidade.

Já o deputado Sérgio Fernandes destaca que a unidade será uma escola a mais. “Não haverá fechamento de nenhuma unidade, nem substituição de uma escola tradicional para uma militar. É uma nova unidade, ela se soma à rede estadual em Petrópolis. Isso é muito importante frisar, porque são mais vagas, mais opção em educação”, destaca.

Mais serviços e equipamentos é o que estão previstos para o Hospital Alcides Carneiro em 2020. As obras de reforma – um investimento de R$ 13 milhões com verbas da Faculdade de Faculdade de Medicina de Petrópolis / Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/FASE) pela utilização da unidade como hospital-escola -  seguem em ritmo acelerado. A principal delas é a ampliação da maternidade, mais 3 leitos de UTI adulto e ainda 10 leitos de UTI pediátrica, mas a Prefeitura já planeja mais melhorias além das obras físicas. Em reunião na manhã desta segunda-feira (08.07) com a direção da FASE e do HAC, o prefeito mapeou as metas para as próximas etapas.

O planejamento para o ano que vem prevê a criação de um Banco de Leite, conclusão da construção da Sala Lilás, para atendimento especializado a mulheres vítimas de violência, reforma no setor de radiologia e reforma da cozinha. A aquisição de equipamentos também está no cronograma. Para 2020 estão previstos novos aparelhos de ultrassom, ecocardiograma, dois gastroscópios, dois colonoscópios, montagem de duas salas de cirurgias, dois carros de anestesia e instrumentos cirúrgicos.

“É um desafio estar em obras sem interromper o funcionamento do hospital. E tudo está sendo feito neste sentido, de manter as ampliações, as intervenções sem impacto no atendimento”, completa Filipe Fortuna, diretor-presidente do Sehac, serviço que administra o hospital.

Afonso Chaves, diretor da Faculdade de Medicina/Fase, considera que o planejamento vai facilitar a execução das obras “assim como a equipagem vai dar mais celeridade a diagnóstico e conforto aos pacientes. Estamos focados em melhorar”, afirma.

No momento são realizadas as obras para a implantação de um Centro Obstétrico, que terá quatro salas de parto (1 de pré-parto; 2 de parto; 1 de pós parto) e 10 leitos de apoio para o acolhimento de gestantes. As melhorias fazem parte do plano estratégico da Secretaria de Saúde que tem, entre suas metas, oferecer melhores estruturas para a realização de partos humanizados. Mensalmente são realizados cerca de 300 partos e atendidas 1600 pacientes na unidade. Em 2018 foram realizados 3118 partos.

A previsão é de que essa parte da obra seja entregue no final do segundo semestre desse ano. A ampliação da maternidade também está sendo feita, com estimativa de conclusão no primeiro semestre de 2020. Serão criados mais 20 leitos no setor que atualmente funciona com 44.

A ampliação de leitos de pós cirúrgico também está prevista para a próxima etapa das obras. A unidade funciona com sete unidades do tipo e passará a ter 10. A área de urgência também recebe melhorias, com recursos do próprio hospital. O setor passa a contar com mais acessibilidade e passou por adequações, com a instalação do oxigênio para todos os leitos.

O prefeito visitou na manhã desta segunda-feira (08.07) as novas instalações do Ambulatório Escola da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/FASE). Inaugurada em março, a nova estrutura, com mais consultórios e acessibilidade, realizou no mês de junho mais de 7.800 atendimentos em consultas, exames e procedimentos - 37% a mais do que o registrado com a antiga estrutura. Em odontologia, que também contou com reestruturação de todo o setor, houve um aumento de 38% nos atendimentos do primeiro semestre desse ano.

E não é para menos: em um prédio de sete andares, novo, o número de consultórios e de serviços oferecidos aumentou. São 62 médicos para o atendimento em 20 especialidades. A estrutura tem 18 consultórios para atendimento dos pacientes, conta com suporte para a realização de procedimentos cirúrgicos e com uma sala de urgência, para os primeiros socorros em caso de intercorrências durante os atendimentos. O centro odontológico tem 52 consultórios e oferece suporte de 19 profissionais para a realização de tratamentos básicos de rotina a procedimentos mais avançados.

Diretor da Faculdade de Medicina/Fase, Afonso Chaves, frisa que o objetivo é manter a qualidade permanentemente. “É uma premissa da Faculdade de Medicina e esta nova instalação vai ao encontro do que queremos: um ambiente de bom atendimento, com oferta de exames e consultas. É um orgulho para a nossa instituição.

A dona de casa Anabel Pires, de 39 anos foi uma das que aprovou a nova estrutura. “É a primeira vez que venho depois da inauguração, estou gostando muito da estrutura”, destaca.  A boleira, Sandra Regina Cezário, de 54 anos já está sendo acompanhada pela odontologia e está aprovando. “Estou achando o atendimento muito bom, estou conseguindo fazer todo o meu tratamento aqui”, conta.

O prefeito sancionou a lei que cria o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur). O objetivo é captar e centralizar recursos financeiros destinados ao desenvolvimento do setor na cidade, com melhoria na infraestrutura da recepção turística e no incremento da oferta de informações ao turista e aos operadores do setor, em projetos compartilhados com a iniciativa privada. Nota A no Mapa do Turismo Brasileiro e tendo o setor como um dos principais pilares da economia, o município tem avançado na área a cada dia. São mais de 2 milhões de turistas por ano.

O texto final do Fundo Municipal de Turismo foi aprovado pelos vereadores em junho e sancionado nesta sexta-feira (05.07) pelo prefeito. 

O fundo vai reunir recursos como 50% da receita da bilheteria do Museu Casa de Santos Dumont; 100% das receitas provenientes do uso dos espaços públicos geridos pelo turismo;  captação de recursos federais e estaduais; convênios destinados ao fomento do turismo; dotações consignadas na Lei Orçamentária Anual (LOA), entre outros.

Os recursos do FUMTUR serão aplicados em projetos que têm como objetivo fomentar e estimular o turismo em Petrópolis, além de aquisição de material para os projetos, equipamentos e infraestrutura para atendimento aos visitantes, entre outras atividades. A gestão do fundo fica a cargo da Turispetro. A execução das ações e projetos desenvolvidos e fomentados pelo fundo serão acompanhadas pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

As abordagens a pessoas em situação de rua, realizadas pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Defesa Civil e Ações Voluntárias, foram intensificadas neste fim de semana, quando os termômetros registraram temperatura mínima de 3ºC (domingo, 07.07, às 5h30, com sensação térmica de 0º), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A ação, que faz parte da Operação Inverno, registrou de quinta-feira a domingo o acolhimento de 20 pessoas em situação de rua, fazendo pernoite no Núcleo de Assistência Social (NIS), no Alto da Serra.

Até o dia 30 de junho, foram encaminhadas 155 pessoas em situação de rua, dessas, 131 aceitaram o pernoite no NIS. Desde o início do ano, 2.109 abordagens foram feitas pela cidade. As vagas foram ampliadas para o acolhimento da população em risco social, que aceitar o atendimento. Mais 18 dormitórios foram instalados em tendas na área externa do prédio. A Operação Inverno começou no dia 11 de junho e as abordagens são realizadas diariamente por toda a cidade, de 9h às 21h, com o objetivo de tirar as pessoas em vulnerabilidade das ruas.

Ano passado, a Operação Inverno garantiu 1.178 pernoites durante os meses de frio intenso. As pessoas encaminhadas para a unidade de acolhimento recebem lanche noturno e café da manhã. Durante o dia, eles são orientados a buscarem atendimento no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), localizado na Rua Souza Franco. No local, os usuários recebem toda a assistência necessária durante o dia. É disponibilizada estrutura para banho, alimentação e local para o armazenamento de pertences.

Centro Referência Especializado para População em Situação de Rua

A mesma estrutura de serviço e auxílio oferecida todos os dias no Centro Pop está disponível para as pessoas que são acolhidas durante a Operação Inverno. Os profissionais do Centro Pop agilizam a obtenção de documentos, quando o usuário não os possui, e promovem ações para que seja feita a reinserção da pessoa à sociedade, reintegrando-a, quando possível, ao ambiente familiar e ao mercado de trabalho. Aos que residem fora da cidade, é oferecida a possibilidade de retorno para o local de origem. Quando há interesse, o usuário recebe a passagem para voltar para casa.

O Balcão de Empregos da Prefeitura, administrado pelo – Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico - tem 62 vagas disponíveis nesta semana. Os candidatos devem cadastrar os seus currículos na prefeitura pelo site www.petropolis.rj.gov.br. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2233-8113.

O balcão de empregos realiza a divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo, sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. O Detra fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 2.846. Confira as oportunidades:

Ajudante de eletricista - 2 vagas - Experiência em montagem de tubos eletrodutos, montagem elétrica e instalação de antenas.

Consultor de vendas - 50 vagas - Ensino médio completo, ser comunicativo, dinâmico e ter facilidade com vendas

Eletricista de manutenção - 1 vaga - Ambos os sexos - Desejável ensino superior, experiência em montagens e manutenção preventiva e corretiva em máquinas e equipamentos

Estagiário de Segurança do Trabalho - 1 vaga - ambos os sexos - Cursando técnico em Segurança do Trabalho

Garçom - 4 vagas - ambos os sexos - Ensino médio e experiência

Oficial de manutenção predial - 1 vaga - ambos os sexos - Ensino médio e experiência

Programador - 1 vaga - ambos os sexos - Experiência comprovada em programação

Servente de obras - 2 vagas - sexo masculino – Experiência

Nos últimos dois anos, o número de incêndios florestais em Petrópolis caiu 28,4%. Buscando reduzir ainda mais os casos no município, que conta com unidades de conservação federais, estaduais e municipais, além de uma grande extensão de APA (Área de Preservação Ambiental), o Ministério Público Federal (MPF) começou a planejar junto com órgãos municipais, estaduais e federais, a Operação Abafa II. O primeiro encontro para alinhamento de trabalho foi realizado nesta segunda-feira (08.07) e já definiu que serão entregues notificações preventivas em pelo menos, 10 regiões indicadas pelo Corpo de Bombeiros como de maior incidência de queimadas. Além disso, outras medidas preventivas também podem ser adotadas dentro da ação, que será realizada durante todo período de estiagem – até o início de outubro.

A Operação Abafa foi realizada de maneira inédita no ano passado, quando foram entregues 186 notificações preventivas aos incêndios florestais na Posse, Taquaril e em Secretário. "Estamos mapeando os locais com mais casos de incêndio florestal para realizarmos a operação, que será ampliada para mais regiões neste ano", explica o tenente-coronel Gil Kempers, comandante do 15° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Petrópolis.

Segundo dados do Corpo de Bombeiros, a iniciativa já apresentou resultado positivo: em 2016 foram 258 casos de incêndios florestais, contra 98 no ano passado. "Além da entrega das notificações, podemos incluir outras ações de prevenção, como a criação de trilhas de acesso e de aceiros. Dessa forma, a operação será fortalecida", pontua o procurador da República, Charles Stevan da Mota Pessoa.

Além da Operação Abafa, outras medidas de prevenção para as ameaças de inverno acontecem em Petrópolis. Dentro do Plano Inverno municipal, acontece a Blitz Verde e o mapeamento de área susceptíveis aos incêndios florestais.

Somente em junho, o Corpo de Bombeiros registrou 34 casos de incêndios florestais em Petrópolis. Com as ações previstas, a prefeitura espera a redução deste número.

Participaram da reunião no MPF representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Polícia Militar, APA-Petrópolis, Revis Serra da Estrela, Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras) e do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso).