Notícias

Funcionamento será até 01h30 com portas fechadas, como já estava sendo praticado desde junho, estendendo até o início da Av. Barão do Rio Branco

Depois de um período de teste durante um mês, a prefeitura ratificou a flexibilização do horário de funcionamento dos bares. Uma nova Instrução Normativa está sendo publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (05.07) prevendo que os estabelecimentos terão que fechar à meia-noite e poderão continuar a atender os clientes dentro dos bares até 01h30 (aqueles que têm estrutura adequada de entrada e saída e cumpram regras previstas na IN. A medida vale para as ruas 13 de Maio e Nelson de Sá Earp e também está estendida para o início da Av. Barão do Rio Branco.

O novo horário começou a valer, informalmente, no dia 7 de junho, após os comerciantes se reunirem para garantirem a contratação de seguranças para atuarem na Rua 13 de Maio e um funcionário para promover a limpeza do local após a saída dos clientes. A medida continuou a vigorar durante a Bauernfest, mantendo o resultado positivo. Por isso, agora elas serão permanentes.

A IN anterior previa a possibilidade de aplicação das regras de funcionamento em outras áreas caso houvesse deslocamento do público e de ocorrências para outros locais. No entanto, a nova medida agora especifica também que ela válida para o estabelecimento que fica em um posto de gasolina no início da Av. Barão do Rio Branco.

A nova Instrução Normativa assinada pelas  secretarias de Serviços, Segurança e Ordem Pública e de Fazenda traz as regras que foram acertadas no mês passado para permitir a flexibilização. Todos os estabelecimentos deverão fechar as portas à meia-noite, mas poderão continuar com o atendimento no interior dos estabelecimentos até 01h30. Para isso, os empresários deverão garantir que os clientes farão a consumação apenas dentro dos bares.

Fred Procópio assume como secretário de Meio Ambiente na segunda-feira (08.07). Ele esteve no cargo por 21 meses – entre janeiro de 2017 e setembro do ano passado – quando ingressou na Câmara de Vereadores. No período à frente da pasta, Fred foi o responsável por recuperar o setor de fiscalização e criar o de educação ambiental.  Renato Couto, que esteve como secretário de Meio Ambiente por 9 meses, vai permanecer na equipe da pasta.

Serão dois dias de festa: 6 e 7 de julho

Os preparativos estão a todo vapor para a Festa Julina das escolas da rede municipal e instituições do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente que vai ocorrer nesse fim de semana: dias 6 e 7, das 13h às 20h, no Parque Municipal, em Itaipava. Essa será a primeira grande festa temática promovida pela prefeitura com a participação das escolas e instituições. A entrada será franca e a classificação livre.

Além de barracas com as guloseimas tradicionais da época como cachorro quente, salsichão, caldos, tortas e refrigerantes, a festa contará com barracas de brincadeiras, pula-pula e escorrega para a criança.

A decoração temática vai dar um toque a mais no evento, que também contará com música das bandas Divas do Forró e Caxote.

Professora da Ana Paula Santos Loureiro, da EM Monsenhor João de Deus Rodrigues disse que os alunos estão animados com a festa. A música da dança já foi escolhida: Pancadão Sertanejo, do cantor Latino.

“Estou muito feliz porque a minha música e dança foram escolhidas para ensaiar com os alunos dos terceiros, quartos e quintos anos do ensino fundamental. Ensaiamos a semana toda e estamos preparados para mostrar nossa dança”, contou Ana Paula.

Ao longo da semana foram 25 agências fiscalizadas, sendo três autuadas pela demora em atendimento ao público

O Procon autuou mais uma agência bancária esta semana por conta da demora para atendimento ao público. Nesta quinta-feira (04.07), o órgão flagrou clientes do Bradesco, no Bingen, aguardando na fila por 33 minutos – 18 a mais do que estipulado em legislação. As equipes passaram por outros oito bancos ao longo do dia, fechando a semana com visita a 25 agências, onde três estavam em desacordo com a lei.

Nas oito agências que a equipe passou, o tempo média de espera foi de 4 minutos nas filas.  No acumulado, desde 2017, foram 332 incursões às agências bancárias, sendo 54 casos com flagrantes de irregularidade. As multas aos bancos partem de R$ 24,5 mil, dobrando em casos de reincidência e podendo ter o estabelecimento fechado na quinta vez que a equipe de fiscalização flagrar o mesmo problema.

De acordo com a Lei 5.763/2001 cabe às agências disponibilizar pessoal suficiente para atender em até 15 minutos seus clientes em dias normais e em até 30 minutos em dias anteriores e posteriores a feriados. O Procon reforça a importância denunciar, para que os bancos possam ser atuados e se adequem à lei.

Intensificar o trabalho de prevenção aos incêndios florestais nos distritos de Petrópolis. Esse é o objetivo de uma parceria entre a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias e a Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio Araras). Assim como já ocorreu no ano passado, será feito um sobrevoo de drone para o mapeamento da área de cobertura da reserva, além de uma etapa da Blitz Verde em Araras. A brigada operacional de combate ao fogo da Defesa Civil também vai participar de um treinamento de prevenção e defesa florestal oferecido pela Rebio Araras. O trabalho integrado é previsto no Plano Inverno municipal, criado pela atual gestão para organizar o enfrentamento das ameaças da estação: queimadas e estiagem.

Nos dois últimos anos, os casos de incêndios florestais reduziram em 28,4% em Petrópolis. O trabalho de prevenção busca reduzir ainda mais as ocorrências deste tipo na cidade.No ano passado, o sobrevoo do drone da Defesa Civil norteou as equipes que estavam a mais de um quilômetro do foco de um incêndio na Rebio Araras. Com o equipamento, foi possível avaliar e se antecipar a um possível regresso do fogo. A vistoria é uma forma de antecipar incidentes como este. Segundo a chefe da Rebio-Araras, Isabela Bernardes, o sucesso do trabalho no ano passado fez com as ações fossem ampliadas.

“O drone sobrevoou uma área muito importante da nossa Unidade de Conservação. Uma região de mata em que já houve registro de incêndios florestais e que está em regeneração, no Vale das Videiras. O equipamento é primordial para mapear os acessos e levantar informações. Além disso, realizaremos treinamento em conjunto e a Blitz Verde”, diz Isabela.

Somente em junho, o Corpo de Bombeiros registrou 34 casos de incêndios florestais em Petrópolis. Com as ações previstas, a prefeitura espera a redução deste número.

 

Número de visitantes do atrativo aumentou 14% no mês de junho, período da Bauernfest

Sucesso durante a Bauernfest, a exposição de trajes típicos no Museu Casa do Colono será prorrogada até o dia 04 de agosto. A mostra conta com roupas cedidas pelos grupos de dança folclórica  KaiserstadtKulturkreis, BlumenbergVolkstanz e Rheinland-Pfalz. As vestimentas fazem parte de uma criteriosa pesquisa histórica e remetem a regiões e épocas diferentes. A exposição foi sucesso durante a 30ª Bauernfest. Em todo o mês de junho, período que festa foi realizada (de 14 a 30), o atrativo recebeu 3.186 visitantes, 14% a mais do que no mesmo período do ano passado.

O Museu Casa do Colono é referência da cultura germânica em Petrópolis e abriga mobiliário, utensílios de uso doméstico e de trabalho, reproduções fotográficas, quadros e objetos de uso pessoal que ajudam a contar a história da colonização germânica na cidade.

Os trajes foram confeccionados após pesquisas históricas e remetem à região de acordo com as danças apresentadas e o tipo cultural que os grupos representam. “Agradecemos com muito carinho o empréstimo dos trajes de danças folclóricas pelos três grupos. Os visitantes estão gostando muito”, frisa a museóloga Ana Carolina Vieira.

Nos 17 dias de Bauernfest, o Museu Casa do Colono recebeu 2.205 pessoas. Em todo o mês de junho, foram 3.186, que superaram os 2.793 do mesmo período do ano passado. “Acreditamos que o aumento se deve àBauernfest e ao Projeto Educativo de Contação de Histórias em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o qual incentiva a visitação de escolas da região e assim divulga ainda mais a história da cidade”, acrescenta a museóloga.

Projeto vai beneficiar, inicialmente, 25 produtores

Pleno desenvolvimento da propriedade rural com melhoria da renda para as famílias que vivem do plantio. Esse é um dos objetivos da Assistência Técnica e Gerencial do Senar – Serviço de Aprendizagem Rural – e que será implantado no Brejal. O projeto chegou a Petrópolis através de uma solicitação do Sindicato Rural e tem apoio da prefeitura através do Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O lançamento oficial da ação ocorreu na última quinta-feira (04.07) no Galpão dos Produtores Rurais, no Brejal. O Senar é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.

Essa será a primeira vez que o projeto de Assistência Técnica e Gerencial funcionará em Petrópolis e a expectativa é de que o projeto beneficie, nesse primeiro momento, 25 produtores. A assistência é um modelo de prestação de serviços fundamentada em cinco passo: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados.

Durante o encontro, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro, Rodolfo Tavares, salientou que está comprovado que 90% do sucesso do agronegócio é resultado do conhecimento.

“Esses produtores são extremamente sábios e atuam muito bem nas suas produções. O que queremos é auxiliar, dar uma assistência, promover a qualificação. Vamos aprender muito nesses dois anos, com certeza e estamos felizes por estar em Petrópolis realizando esse trabalho”.

Na ocasião, técnicos e o coordenador da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Maurício Salles, explicaram como o programa vai funcionar. “O objetivo é mostrar como eles podem gerenciar a propriedade rural com máximo de aproveitamento produtivo. A assistência é um acompanhamento. A técnica vai estudar as formas, junto com o produtor, de alcançar o potencial máximo de produção e como usar a tecnologia a favor do desenvolvimento”, explicou.

Os produtores que participaram do encontro preencheram uma ficha de inscrição que será avaliada junto com o Sindicato Rural. A expectativa é de que o processo de assistência comece em um mês. O acompanhamento é gratuito e prevê visitas contínuas com duração mínima de 4 horas, por mês por um período de dois anos.

O presidente do Sindicato Rural, Henrique Mesquita, comemorou a chegada do projeto na cidade. “Solicitamos e fomos atendidos e isso é muito bom para o setor agrícola da nossa cidade. Estamos muito felizes e o sindicato vai acompanhar todo o processo”.

Reinaldo Tenório, atuava como arquiteto, no Rio de Janeiro e há três anos resolveu plantar orgânicos no Brejal. Ele não se arrepende e já se inscreveu para fazer parte do projeto. “Conhecimento nunca é demais e sempre ajuda muito os trabalhadores. Já participei de um curso do Senar que me ajudou muito. Com certeza vai valer a pena a assistência e nós, produtores, vamos retribuir com o que temos de melhor, a qualidade da nossa produção para a sociedade”, disse.

Após a disputa do basquete, vôlei, handebol, tênis de mesa e xadrez, mais de 500 alunos participaram da primeira semana dos Jogos Estudantis Municipais (Jems). Na segunda-feira (08.07) será a vez das partidas de futsal, que acontecem no Centro Esportivo da Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade. Ao todo, a competição reúne 30 escolas da rede municipal em cerca de 100 horas de atividades esportivas variadas.

Através dos jogos estudantis, a prefeitura busca incentivar a prática do esporte entre as crianças e adolescentes. Além do futsal, ainda será realizado o futebol de campo em agosto, no Sesc de Nogueira. A programação completa, com tabelas e as datas de disputa de cada modalidade, está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Mais uma vez, o transporte está garantido para os atletas que participam do Jems. Desde o início da atual gestão, a Secretaria de Educação disponibiliza um ônibus que busca os estudantes nas escolas e leva até o local em que acontecem as partidas. 

Os esportes de quadra acontecem na Fábrica do Saber, escola que também participa da competição. As equipes que representam a instituição treinam no contra turno das aulas. Em uma comunidade como a nossa, o esporte é essencial na formação dos jovens. Além da saúde, também existem os benefícios sociais, uma oportunidade de interação entre os jovens", disse Raquel Girardi Sixel, diretora do colégio.

Em 2018, foram 21 instituições de ensino participaram da competição. Neste ano, são 30 escolas inscritas nos Jems. Dessa forma, mais alunos também estão presentes das modalidades esportivas disputadas.

Veículo da Turb chegaram nesta quinta-feira (04.07), direto da montadora em Xerém, e deverão começar a rodar em 15 dias

O prefeito acompanhou a chegada de 10 novos ônibus para atendimento de moradores dos distritos. Os veículos, que subiram a Serra nesta quinta-feira (04.07) direto da montadora Marcopolo, em Xerém, deverão começar a rodar em até 15 dias – período em que serão emplacados. São ônibus convencionais, com capacidade para 71 pessoas, sendo 35 sentadas e 36 em pé. Juntos, eles somam um investimento de R$ 3,5 milhões da empresa Turb, que em menos de um ano adquiriu 30 novos veículos para sua frota.

Esses veículos irão substituir os mais antigos da empresa que são de 2012. A previsão é que eles atuem em linhas alimentadoras, aquelas que ligam o bairro ao Terminal Itaipava. Os veículos têm 11,3m de cumprimento, portas na frente para embarque e no meio para desembarque, sistema de acessibilidade com configurações adequadas à configuração geográfica de Petrópolis. Eles serão equipados com câmeras de segurança, sistema de bilhetagem, biometria facial e GPS.

Os 10 novos ônibus receberam bancos ergonômicos, mais confortáveis para os passageiros. E, por falar em conforto, a área de direção foi redesenhada, gerando maior ergonomia para o motorista, com acesso facilitado aos comandos. Os ônibus possuem, também, portas para embarque e desembarque ampliadas, melhorando a entrada e saída dos passageiros, além de catraca remodelada. Há, ainda, novos conjuntos ópticos dos faróis, que possuem maior eficiência luminosa, iluminação interna em led, e sistema de parada de última geração, com campainhas sem fio e iluminação de advertência.

“Esses ônibus são os mais modernos disponíveis hoje no mercado, modelo 2020. Já são 30 veículos adquiridos pela empresa em menos de um ano, um investimento de cerca de R$ 11 milhões. Isso representa 28% da frota, que conta com 109 ônibus, renovada, gerando mais conforto para nossos clientes e para os colaboradores da empresa”, destacou o diretor da Turb, Jean Moraes.

Segundo o diretor técnico e operacional da CPTrans, Luciano Moreira, a frota renovada traz benefícios importantes como melhor mobilidade, menor taxa de quebra, melhora no cumprimento das viagens, entre outras benfeitorias. “Operacionalmente, esses veículos trabalham de maneira mais eficiente, tornando todo o sistema melhor para o usuário final”, destacou.

Atual gestão quitou R$ 77,8 milhões em dívidas e R$ 63,6 milhões em benefícios aos servidores

Com quitação de dívidas de gestões passadas e regularização de benefícios, a soma de investimentos da atual gestão aos servidores municipais é de R$ 141,4 milhões em dois anos e meio. O número é a soma do pagamento de R$ 77,8 milhões em dívidas referentes a direitos trabalhistas não cumpridos por antigos gestores e benefícios como licença-prêmio, aposentadorias, abono e enquadramentos colocados em dia. As contas foram apresentadas a diretores de sindicatos que representam os servidores pelo prefeito em reunião nesta quinta-feira (04.07) na sede da Prefeitura.

A apresentação destacou a concessão de 772 licenças prêmio; convocação de 473 concursados (349 foram admitidos) nas áreas de Saúde e Educação; incorporação de abono à Guarda Civil; regularização de férias, progressão funcional aos servidores da Educação e Saúde, aposentadorias e adequação da previdência dos servidores públicos. Todas as ações somam R$ 63,6 milhões gastos pela atual gestão.

Os enquadramentos da Educação, por exemplo, estavam congelados há 6 anos. A Guarda esperou 20 anos para ter incorporado um abono de R$ 100. A atual gestão ainda busca regularizar os R$ 119 milhões em dívidas acumuladas por antigos gestores referentes a direitos trabalhistas que não foram respeitados - em 2 anos e meio de governo, foi possível quitar 65% deste montante.

Os diretores do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE) e do Sindicato dos Servidores Públicos de Petrópolis (Sisep), consideraram positiva a reunião. “Foi bastante produtiva, o município expôs a situação financeira atual e nos mostrou todas as ações que tem sido feitas em relação aos servidores. Mas uma das questões principais, a meu ver, é que o prefeito nos apresentou o estudo que vem sendo feito referente ao dissídio, mostrando o impacto dele na folha de pagamento, e isso é algo que não víamos acontecer em gestões anteriores. Estamos com uma boa expectativa para a continuidade deste processo de negociação”, destaca o presidente do Sisep, Oswaldo Magalhães. A folha de pagamento dos servidores, que hoje consome R$ 532 milhões do orçamento anual, pode ter um impacto de até R$ 117 milhões com o dissídio considerando os percentuais propostos pelos sindicatos. 

Na mesma linha a representante do Sepe, Rose Silveira, destacou a importância do descongelamento do PCCS dos profissionais da Educação. “A retomada das negociações com a presença do prefeito participando das discussões é muito importante. Na época da greve, firmamos um acordo com o prefeito e ele vem sendo cumprido, o que nos dá segurança. Os enquadramentos por tempo de serviço e por formação, que estavam congelados há seis anos, hoje já começaram a ser cumpridos, o que nos dá uma boa perspectiva e confiança de que os acordos feitos com a atual gestão serão cumpridos”, considera.

Em relação aos enquadramentos da Educação o gasto anual previsto – considerando encargos e duodécimos de férias e 13º - é de R$ 11,5 milhões. De um total de 2.600 enquadramentos referentes a tempo de serviço previstos, 2.496 foram feitos entre outubro do ano passado e junho deste ano. Já no caso dos enquadramentos por formação, de um total de 800 previstos, 200 já foram feitos entre março e junho deste ano.

Após a apresentação, ficou acertado a realização de novas reuniões com representantes de cada sindicato para a discussão de pautas específicas inerentes a cada categoria.