botão whatsapp

INFORMAÇÕES
NATAL IMPERIAL

Toda a magia do Natal estará presente na edição 2023 do Natal Imperial, que será realizado entre os dias 30 de novembro e 07 de janeiro, com atrações em vários pontos da cidade. Nesta época, Petrópolis ganha ainda mais charme, com ruas, avenidas e praças iluminadas, valorizando o patrimônio histórico e arquitetônico de Petrópolis, além da decoração especial que, juntas, reforçam o clima da festa.

A programação conta com diversos eventos, como: iluminação oficial cenográfica das ruas, palácios e pontos histórico-culturais; concertos; apresentações de corais; orquestras; bandas; grupos musicais e vocais; autos de Natal; espetáculos, entre eles, os que ressaltam a ligação de Petrópolis com a história do Brasil e a família Imperial; o presépio da Catedral São Pedro de Alcântara; o Palácio Quitandinha, que tem iluminação e programação especiais promovidas pelo SESC, e muitas outras atrações.

Temos ainda o maravilhoso artesanato produzido em Petrópolis, que tem um apelo especial nesta época. Outra grande atração do Natal Imperial é a Casa do Papai Noel, com decoração temática e o Bom Velhinho recebendo as crianças em momentos de emoção, descontração e alegria no Palácio de Cristal, renovado em toda sua beleza.

O Natal Imperial é um evento importante, já consagrado dentro do calendário oficial da cidade, que atrai visitantes e turistas e contribui para o desenvolvimento turístico, econômico e social do município, além de proporcionar experiências únicas.

A festa é promovida com base na união entre a sociedade civil, a iniciativa privada e o poder público, trabalhando de mãos dadas para criar uma programação colaborativa, valorizando o espírito do Natal. O comércio e o setor de serviços cada vez mais vêm se unindo a esse propósito, trazendo ganhos de diversos tipos para a cidade, seus moradores e visitantes.

Natal Imperial ao longo dos anos

As celebrações natalinas de Petrópolis receberam ao longo do tempo denominações diferentes, como por exemplo Natal Iluminado no início dos anos 2000, Natal de Luz em 2009, até ter seu nome alterado em 2013 para Natal Imperial, valorizando as origens da cidade. Junto com a mudança, veio ainda uma oferta maior de atrações para as celebrações desse período tão rico em emoções e momentos mágicos, em que o humano e o divino se misturam. Celebrar a época natalina com iluminação especial nas avenidas e prédios históricos e com programação repleta de atrações culturais de qualidade contribuíram para a valorização do calendário de eventos e para o aumento do fluxo turístico em época anteriormente considerada de baixa estação, gerando permanência em meios de hospedagem e maior consumo em toda a cadeia produtiva do turismo. O evento traz aquecimento econômico para os trabalhadores locais, desde músicos, maestros, arranjadores, maquiadores, técnicos de som e luz, figurinistas e vários outros trabalhadores da cultura, como também nos diversos setores do turismo, do comércio e de eventos.

O Natal Imperial de Petrópolis busca fortalecer nos corações de todos a importância e o real significado do Natal, despertando desejos de paz e união, proporcionando momentos de alegria em família e fortalecendo a solidariedade, tão característica das celebrações natalinas.