Sexta, 27 Janeiro 2023 10:15

Secretaria de Saúde realiza atividades de promoção da Saúde no programa Nosso Bairro

A Secretaria de Saúde está presente no programa Nosso Bairro, lançado pela Prefeitura, na comunidade do Alto Independência. Além de ações como limpeza urbana, obras e iluminação pública, uma série de atividades voltadas, principalmente, para a promoção da Saúde, estão sendo intensificadas no local. A mobilização conta com o envolvimento do Samu, Áreas Técnicas de Saúde de Petrópolis, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), além da realização de testes rápidos de ISTs, palestras, entre outras.

"Essa ação que chamamos de “Nosso Bairro”, é intersetorial. Ou seja: todas as áreas tem alguma ação na comunidade, inclusive a Secretaria de Saúde. Através dela, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores, queremos resgatar o orgulho, a autoestima, a sensação de pertencimento de quem mora no bairro. Esse trabalho vai chegar em toda a cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

As ações da Secretaria de Saúde acontecem na Unidade Básica de Saúde do Independência. Nesta quinta-feira (26), por exemplo, a equipe do Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) e Programa de Tabagismo, realizaram uma ação de sala de espera, com temas sobre hipertensão, diabetes, tabagismo e orientações a população.

“Já as equipes do Samu, através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), está oferecendo aos moradores, capacitação de manobras de desengasgo, de reanimação cardiorrespiratória e orientações de quando acionar o Serviço de Urgência. São ações importantes que agregam conhecimentos que podem, inclusive, salvar uma vida”, destaca o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

As ações da Saúde serão encerradas nesta sexta-feira (27), com uma palestra sobre as principais ISTs e realização de testes rápidos pela equipe do PSF.