Segunda, 30 Janeiro 2023 10:45

Nosso Bairro: 50 famílias cadastradas na tarifa social de água no Independência

A ação é uma parceria da Prefeitura de Petrópolis com a Águas do Imperador

Como parte das ações do programa Nosso Bairro, realizado pela Prefeitura no Alto Independência, equipes da Secretaria de Assistência Social e da Águas do Imperador atenderam a população durante o mutirão da Tarifa Social de água, neste sábado, 28.

Os atendimentos foram feitos na quadra da Escola Municipal Alto Independência. Durante todo o sábado foram feitos 50 cadastros de famílias inscritas no CAÚnico, com direito ao benefício. “O Nosso Bairro é um projeto que integra, além de todas as secretarias da Prefeitura, empresas concessionárias de serviços públicos para melhorar a vida da população como um todo”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

A tarifa social de água é um direito das famílias que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. O benefício garante desconto de 50% na taxa de água. O consumo de até 10 metros cúbicos, que custa R$ 46,89, passa para R$ 23,44 com a tarifa social. Moradora do bairro, Viviane Werneck foi uma das que conseguiu garantir o benefício neste sábado. “O Nosso Bairro tem sido muito importante para o Independência e esta iniciativa da tarifa social é ótima. Moro com os meus dois filhos e nunca ultrapasso o consumo mínimo, então vai ser muito bom pra mim e vou poder investir esse dinheiro de outra forma”, destacou Viviane.

Além dos 50 cadastros na Tarifa Social, a equipe da Águas do Imperador fez ainda outros 19 atendimentos referentes a pedidos de novas ligações, trocas de titularidade e informações de como solicitar a tarifa social em outro momento.

Para dar entrada no benefício, o titular da conta precisa ser inscrito no CadÚnico e, além dos documentos pessoais e comprovante de residência, é necessário, ainda, uma declaração do Cras. A equipe da Secretaria de Assistência Social participou da ação, emitindo a declaração para quem já tinha o Número de Inscrição Social ativo.

“Quem não conseguiu fazer o pedido durante o mutirão porque não estava inscrito no CadÚnico, pode ir a um Cras e se cadastrar. Após isso, deve ir até a sede da Aguas do Imperador para dar entrada no benefício. A vantagem da ação aqui no Independência é que a pessoa não precisou fazer esse deslocamento”, explicou Fernando Araújo, secretário de Assistência Social.

O prazo dado pela Águas do Imperador, para que as famílias recebam o desconto na conta de água é de dois meses. Após o cadastro, uma vistoria é feita no local e o cadastro volta para o Cras para ser validado. Importante ressaltar que a Tarifa Social é aplicada em contas que não ultrapassem os 10 metros cúbicos. Se o consumo for maior, será cobrado o valor integral da taxa mais o excedente.

Junto com o mutirão, equipes da Secretarias de Saúde, Proteção e Defesa Civil, além do Desenvolvimento Econômico, estiveram no local para passar informações e tirar dúvidas da população. Foi montado, ainda, um Espaço Kids para as crianças e o Projeto do Morro ofereceu cortes de cabelo de graça para a população.