Sábado, 11 Fevereiro 2023 13:09

Prefeitura dá ordem de início para as obras de contenção na Travessa Goitacazes

O Governo Municipal anunciou nesta sexta-feira (10) o início das obras de contenção e drenagem na Travessa dos Goitacazes, entre a Chácara da Flora e a Vila Felipe. Após a licitação, a previsão é que as intervenções tenham início em abril. A expectativa é que a obra seja concluída até o fim do ano.

Além da contenção, a obra vai contar com a implantação de 600 metros de galerias de águas pluviais. “É preciso passar por todo esse trâmite burocrático para que as obras tenham início. Vamos tentar agilizar ao máximo para que a obra esteja quase concluída antes do período das chuvas. A obra vai garantir mais segurança aos moradores, reduzindo os riscos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

A assinatura do documento que autoriza o início das obras na região aconteceu ao lado do secretário de Obras Ronaldo Ramos, do subsecretário Aldir Cony, do vereador Léo França e de moradores da região. “É uma obra de grande porte que começa aqui, no alto da encosta, captando toda a água e construindo toda essa galeria passando por outras comunidades, numa extensão de cerca de 600 metros”, explicou o subsecretário de obras.

Reconstrução da cidade: 48 obras concluídas pela Prefeitura em 2022

A Prefeitura chegou à marca de 129 obras de grande e médio porte desde 2022. Dessas, 48 foram concluídas já no ano passado. A maioria teve o objetivo de devolver o funcionamento da cidade, já que muitas ruas haviam cedido com as chuvas de 15 de fevereiro. A Rua Saldanha Marinho, por exemplo, estava em meia pista, já que parte tinha desmoronado junto ao rio.

As obras também foram importantes para garantir a segurança dos principais corredores da cidade, como a Rua Bingen, a Rua Coronel Veiga e a Avenida Barão do Rio Branco.

Obras no Morro da Oficina

Além dessas obras, a Prefeitura também está trabalhando na recuperação do Morro da Oficina, no Alto da Serra. As intervenções, complexas e de grande porte, foram divididas em três etapas e preveem barreiras dinâmicas, drenagem, cortina atirantada e muros de gabião.

Lote 1: No dia 6/1, começaram as intervenções na encosta ao longo do trecho entre o Hipershopping e a Rua Hercília Moret, para proteção da Escola Municipal José Fernandes da Silva, do Pronto Socorro Leônidas Sampaio e das moradias.

Lote 2: A licitação para execução da obra que contempla o trecho entre as Ruas Professora Hercília Moret e Frei Leão está prevista para o próximo dia 17.

Lote 3: Está em fase de projeto o trecho que contempla o início da Rua Frei Leão até a Oswero Vilaça.