Quarta, 28 Junho 2023 18:08

Petrópolis recebe a visita do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais

Encontro se deu em prol da troca de experiências entre as agências

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, recebeu a visita de uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). O motivo da reunião foi a troca de experiências em ações desenvolvidas pelo município durante e após o desastre de 2022.

“A troca de conhecimentos é uma das formas de fortalecermos os laços entre os órgãos, assim como é uma maneira de aprendermos com outras experiências, a fim de aprimorar o nosso trabalho, construindo uma cidade mais estruturada”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Alguns métodos aplicados pela Defesa Civil durante o período crítico de 2022 foram apresentados pelo município à equipe do CBMMG, com foco na recuperação e reestruturação da cidade, como por exemplo: o quantitativo de vistorias técnicas realizadas; como se deu a organização de pontos de apoio e abrigos; os projetos desenvolvidos em prol da prevenção e preparação, como o Mapeamento Participativo de Rotas de Fuga; todo o trabalho de capacitação desenvolvido com os Núcleos de Defesa Civil Comunitários (Nudecs); o Desafio Escola Resiliente; o Sistema de Alerta e Alarme; o sistema de monitoramento de descargas elétricas; a comunicação de emergência e as rondas preventivas.

“Petrópolis faz parte da iniciativa da ONU “Construindo Cidades Resilientes” - Making Cities Resilient (MCR 2030) - e encontra-se no estágio C, onde concentra suas ações em melhorar sua estrutura de governança intersetorial, aumentando a capacidade de acesso ao financiamento e de projetar e fornecer infraestrutura resiliente, desenvolvendo soluções baseadas na natureza e melhorando a inclusão. Ressalta-se também o compromisso de compartilhar experiências com outros municípios”, disse o diretor de Monitoramento e Avaliação da Defesa Civil, Rodrigo D’almeida.

No encontro também foi citado o Plano de Contingência de Petrópolis e o Protocolo de Inundação desenvolvido ao longo do último ano. “O Protocolo de Inundação foi desenvolvido com base em estudos realizados por nossos técnicos depois da tragédia de fevereiro de 2022, com foco em casos de inundação na Rua Coronel Veiga, e agora está sendo atualizado para outras localidades do município. Acreditamos que esta troca de experiências é sempre válida, uma vez que elas nos apresentam uma nova visão sobre as ações realizadas e outros métodos que podem ser utilizados em situações de crise”, concluiu o secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel Gil Kempers.