Quarta, 02 Agosto 2023 11:38

Defesa Civil realiza capacitação com membros dos Núcleos de Defesa Civil Comunitários

Encontro promove treinamento e apoio na elaboração de projetos locais de resiliência urbana

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou uma nova capacitação com os Núcleos de Defesa Civil Comunitários. O objetivo do encontro foi a formação geral dos Nudecs, com integrantes novos e pessoas já ativas no projeto.

“Os Nudecs são fundamentais para o processo de fortalecimento da resiliência local. Desde o início do governo, investimos na organização destes grupos tendo como foco o pertencimento e a participação como base para as transformações que a comunidade necessita e demanda”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Atualmente Petrópolis conta com 31 Nudecs que atuam em 96 comunidades do município, e estes grupos são estimulados pela Defesa Civil com treinamentos, equipamentos e apoio na elaboração de projetos locais de resiliência urbana.

O secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers, destacou a importância da formação de Nudecs: “Com o desafio global de adaptação às mudanças climáticas, é essencial que as comunidades desenvolvam gestão de risco local a partir das ameaças e vulnerabilidades que percebem. A formação do Nudec é feita quando a comunidade abriga lideranças comprometidas com a gestão de risco local e querem apoio para as ações de prevenção e preparação no território”, concluiu.

Durante a formação, os participantes refletiram sobre a importância dos Nudecs, além de discutirem as funções, responsabilidades e atribuições dos núcleos. Temas como capacidades, ameaças e vulnerabilidades de comunidades, ciclos de gestão e atividades que podem ser desenvolvidas pelos núcleos também foram abordados.

“A metodologia inovadora de formação de Nudec desenvolvida pela equipe da Defesa Civil parte de dinâmicas de co-criação de projetos colaborativos e encontros para fazer emergir a sabedoria coletiva e comunitária com base no pertencimento, na percepção do risco e na construção de soluções para as demandas locais”, finalizou Rodrigo D’Almeida, Diretor de Projetos da Defesa Civil de Petrópolis.