Sexta, 11 Agosto 2023 09:44

Defesa Civil em campo: equipe técnica percorre comunidades de Petrópolis para atualização de rotas de fuga

Visitas técnicas com apoio de moradores fazem parte da segunda etapa da atualização dos mapas de rotas de fuga para o caso de chuvas intensas

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, iniciou as visitas às comunidades visando a atualização das rotas de fuga no Mapeamento Participativo. As visitas realizadas fazem parte da segunda etapa do projeto, que conta com a ajuda de moradores na construção de rotas de fuga em caso de emergências e compõe o Plano de Contingência para as chuvas do próximo verão.

“O constante diálogo com os moradores proporciona uma maior proximidade da atual gestão com a população. As visitas técnicas às comunidades prezam pela participação dos moradores da área, pois quem mais conhece determinada localidade, é quem mora nela. O nosso intuito com esse trabalho é proporcionar mais segurança aos moradores em caso de chuvas intensas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Para a atualização das rotas de fuga estão sendo analisadas, nas visitas, a localização dos pontos de apoio, as vulnerabilidades das localidades e os pontos de referências, como por exemplo, servidões, estabelecimentos comerciais, escolas e igrejas. “A primeira etapa, realizada em julho, contou com a apresentação do projeto às comunidades e o agendamento das visitas com os moradores. Para esta etapa, nossa equipe vai a campo para uma nova análise, e assim, quando os mapas forem entregues, no caso de necessidade de utilização das rotas, a comunidade saberá melhor como agir e auxiliar os demais moradores”, destacou o Secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers.

“Sabemos que nos momentos de chuva intensa as ruas se tornam mais perigosas, por isso é necessário que as rotas estejam bem difundidas e possuam pontos de referência conhecidos pela própria comunidade, onde a população possa se deslocar com segurança até o ponto de apoio mais próximo. O projeto anteriormente contava com 32 localidades, e neste ano, pretendemos abranger todas as comunidades com Nudecs. Nesta etapa do projeto nos preocupamos em atualizar as rotas e pontos de apoio de cada localidade, de forma que o trânsito nesses percursos seja mais descomplicado”, finalizou Vitória Custódio, geógrafa da Defesa Civil e desenvolvedora do projeto.