Terça, 29 Agosto 2023 10:26

Fortalecimento da economia local: Incubadora Industrial Comercial UFF foi tema da reunião do Conselho

Assunto foi debatido durante reunião do Compdec, na última quarta-feira (23)

A nona reunião ordinária do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil - Compdec - foi realizada na última quarta-feira (23/08). O encontro contou com a presença de representantes da sociedade civil e teve como temas centrais a Incubadora Industrial Comercial da Universidade Federal Fluminense (UFF) e a inscrição no XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.

A reunião foi conduzida pelo Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil e Secretário da pasta, tenente-coronel Gil Kempers, que reforçou a necessidade da integração de novos projetos de Resiliência Urbana: “Nosso compromisso com o fortalecimento das comunidades passa pelo apoio ao desenvolvimento sustentável. Projetos como a Incubadora Industrial e Comercial da UFF podem alavancar a economia local impulsionando as comunidades na construção de projetos colaborativos e sustentáveis”, disse.

O professor Flávio D’Angelo, da Universidade Federal Fluminense, apresentou o projeto da Incubadora Industrial Comercial UFF, que faz parte do Núcleo de inovação de negócios e tecnologia de engenharia de Petrópolis - Ninteep, e visa a estruturação e desenvolvimento de empreendimentos. Este projeto inclui os pequenos empreendedores dentro das comunidades, ofertando consultorias e treinamentos com foco no fortalecimento social. “Por meio do projeto Incubadora Industrial Comercial da UFF, é possível promover a economia local e gerar novas oportunidades, contribuindo para a resiliência de localidades em vulnerabilidade”, disse Rodrigo D’ Almeida, diretor de projetos da Defesa Civil de Petrópolis.

A inscrição no XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XXV SBRH), que acontecerá de 19 a 24 de novembro de 2023, em Aracaju, no Sergipe, também foi uma das pautas da reunião: “Eventos hidrológicos adversos estão diretamente ligados a Defesa Civil , e por isso a participação de Petrópolis neste simpósio que abrangerá as mais diversas esferas, abordando desde planejamento e gestão, processos hidráulicos e hidrologia urbana, até proteção de mananciais, recuperação e questões sociais envolvidas na temática dos recursos hídricos é importante, para que possamos ter uma melhor assertividade quando necessário. Além de levarmos as inovações aplicadas aqui e compartilhar as boas práticas que estamos desenvolvendo”, concluiu Giselle Petrungaro, meteorologista da Defesa Civil de Petrópolis.