Segunda, 04 Setembro 2023 10:51

Defesa Civil de Petrópolis participa do encontro de meteorologia do CREA-RJ

Evento contou com a presença de representantes das Defesas Civis de outros municípios

A secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis participou de encontro realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ).

“O objetivo foi falar sobre a rotina operacional da meteorologia em geral. É interessante conhecer a realidade dos outros municípios para que possamos seguir aprimorando nosso monitoramento e nossas ações de mitigação”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel Gil Kempers.

Meteorologistas da área operacional das defesas civis de Petrópolis, Niterói, São João de Meriti, São Gonçalo e Maricá, e outros órgãos representativos do Estado do Rio, como o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/RJ), Alerta de Cheias (do Instituto Estadual do Ambiente, o Inea) e Alerta Rio (da Prefeitura da capital), marcaram presença no encontro e contribuíram com palestras, propostas e experiências que acontecem em casos de eventos extremos de acordo com a realidade do município representado.

“A interação entre profissionais da meteorologia operacional de diferentes municípios e a troca de experiências é fundamental para entender as necessidades e demandas das diferentes regiões. Frente aos desastres socioambientais recentes, esse diálogo se mostra cada vez mais urgente e a interação entre os municípios, os órgãos responsáveis e também a universidade é um ganho para todos”, concluiu Giselle Petrungaro, meteorologista da Defesa Civil de Petrópolis, que englobou o tema das catástrofes climáticas de 2022 em Petrópolis.