Quarta, 13 Setembro 2023 10:25

Defesa Civil de Petrópolis reforça trabalho de resposta a ciclone no Rio Grande do Sul

Experiência vivida pelo município é usada para auxiliar trabalho em região afetada por catástrofe

Uma equipe da Defesa Civil de Petrópolis chegou a Porto Alegre nesta segunda-feira (11/9) para auxiliar no trabalho de resposta à tragédia vivida pelo Rio Grande do Sul após o ciclone extratropical, que gerou fortes chuvas, rajadas de vento e um rastro de destruição em 97 cidades do Estado, com mais de 25 mil pessoas afetadas.

O objetivo do trabalho da Defesa Civil de Petrópolis é somar esforços na atuação nas três principais frentes: restabelecimento, reconstrução e habitação, estratégia definida pelo governo local em alinhamento com os órgãos presentes. Os técnicos de Petrópolis usam as experiências vividas com as catástrofes de 2022 no município para auxiliar os governos locais.

“Petrópolis recebeu a solidariedade de todo o Brasil em 2022, e, em momentos como esse, sempre vamos estender a mão para nossos irmãos, que precisam de apoio. Solidariedade e cooperação são valores fundamentais para que possamos construir uma grande rede, em todo o Brasil, de proteção frente às mudanças climáticas, que são cada vez mais comuns”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Nesta terça-feira (12), as equipes estão em campo realizando avaliações dos danos causados nas cidades de Santa Teresa, Roca Sales e Muçum. Nestes locais, os técnicos vêem in loco a situação e iniciam o planejamento e ações estratégicas necessárias para a resposta. Os documentos produzidos serão utilizados para solicitação de recurso federal e restabelecimento de cada região afetada.

“Assim como o Rio Grande do Sul, Petrópolis passou recentemente por um momento difícil devido às mudanças climáticas, por isso viemos, junto ao Governo Federal, apoiar o Estado em municípios que já declararam calamidade pública. Estamos aqui para auxiliar na elaboração de planos de trabalho e compor as equipes em campo em todas as necessidades que nos forem demandadas e estejam ao nosso alcance”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers.

Entenda o que aconteceu no Rio Grande do Sul

Na última segunda-feira (4/9), o estado do Rio Grande do Sul foi atingido por um ciclone extratropical que provocou fortes chuvas, resultando em enchentes, destelhamento de casas, queda de árvores e quebra de pontes, e assim, se tornando o maior desastre natural dos últimos 40 anos no estado