Terça, 03 Outubro 2023 18:06

Defesa Civil de Petrópolis é convidada para falar sobre as ações de Defesa Civil e prevenção de desastres em sala de aula

Palestra aconteceu na última sexta-feira (29) no colégio Santa Isabel

Alunos do primeiro ano do ensino médio do colégio Santa Isabel, escola localizada no Centro Histórico da cidade, tiveram a oportunidade de aprender sobre as ações de Defesa Civil e entender como funciona o trabalho de prevenção de desastres da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis.

“Estar presente no cotidiano da sociedade como um todo, levar conhecimento do que pode ser feito por cada cidadão para que o trabalho de conscientização e prevenção aconteça, fortalecendo a resiliência da cidade é de suma importância, porque só assim, de etapa em etapa, podemos avançar nas ações de Defesa Civil”, disse o Prefeito Rubens Bomtempo.

O convite para ministrar a palestra com tema de prevenção de desastres foi uma iniciativa do colégio Santa Isabel, e o objetivo principal foi construir o consciente coletivo e sanar as dúvidas frequentes debatidas entre alunos e professores em sala de aula.

“Precisamos atuar enquanto órgão de proteção da população, mas para além, é importante que a população saiba o que fazer para salvaguardar sua vida em caso de chuva intensa. E como isso pode ser feito? replicando nossos informes, respeitando nossos alertas e não se colocando em situação de risco ao ser avisado, por exemplo, que tem risco de inundação na Coronel Veiga”, reforçou o secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel Gil Kempers, que participou da ação.

Durante a interação com os alunos, Eduarda Conde, Diretora de Monitoramento da Defesa Civil de Petrópolis, também trocou experiências com os alunos: “Estar aqui, conversar e passar um pouco do nosso dia a dia, explicar como acontece o processo de monitoramento às condições do tempo realizado pela equipe técnica da Defesa Civil, além de tudo, aguça os sentidos desses jovens estudantes. Afinal é deste ambiente, da sala de aula, que sairão os futuros geógrafos, geólogos, engenheiros e meteorologistas de nosso país”.