Quinta, 05 Outubro 2023 10:12

Defesa Civil participa de evento da Organização das Nações Unidas

Circuito Urbano 2023 abordou as estratégias de resiliência para o município

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, participou do Circuito Urbano 2023, evento virtual organizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que abordou as estratégias de resiliência para a cidade.

“Nosso município é reconhecido por sua resiliência diante dos desafios e adversidades. Na atual gestão buscamos, dia após dia, nos adaptarmos para enfrentar as chuvas intensas do próximo verão com a determinação de garantir apoio e medidas para minimizar os impactos na cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

A visão passada por cada profissional tem como objetivo central apresentar a importância da atuação contínua de profissionais das geociências durante todas as etapas do gerenciamento dos riscos e desastres, envolvendo a prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução.

“Petrópolis, ao ser chamada para participar de um evento de grande abrangência da ONU, nos mostra como progredimos até aqui enquanto cidade resiliente e inovadora. Buscamos aprimorar nossas ações em prol de salvaguardar vidas, pois os eventos adversos não podem ser controlados, mas como nos comportamos frente a situações de desastres, nos faz estar mais bem preparados para enfrentar os próximos períodos de chuvas intensas na cidade”, disse o Secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers.

Como temas centrais, a discussão envolve a construção de um futuro urbano possível para Petrópolis, pautado em ações de monitoramento e prevenção de desastres socioambientais, elaboração de planos para mitigação dos riscos geológicos, além de ações voltadas à preparação da comunidade frente aos eventos meteorológicos extremos, que inclui uma programação contínua de atividades relacionadas a percepção de riscos naturais e antrópicos, e ao mapeamento participativo, contribuindo para o fortalecimento da resiliência da cidade.

“A cartografia de risco é um dos instrumentos importantes para orientar medidas mitigadoras e embasar os mapas de rotas de fuga elaborados em conjunto com a comunidade, a avaliação da estabilidade de taludes, a análise e diagnóstico de movimentos de massa, além da análise dos índices de chuva, que podem gerar gatilhos para a ocorrência de deslizamentos no município, e a comunicação de risco, que se manifesta através de avisos hidrometeorológicos enviados diariamente em grupos de Whatsapp são algumas das principais vertentes do nosso trabalho”, disse Caroline Dutra, gerente do setor de geologia da Defesa Civil de Petrópolis.

Além da Defesa Civil de Petrópolis, o evento contou com a participação da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Ao fim do debate virtual, foi aberta a interação do público participante.