Segunda, 09 Outubro 2023 10:01

Defesa Civil de Petrópolis participa da construção do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil

Terceiro encontro regional da elaboração do documento está acontecendo na cidade de Belo Horizonte/MG

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, enviou integrantes da equipe de gestão de risco atuante no município para participar da elaboração da proposta do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, documento que visa o engajamento de diferentes segmentos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, o Sinpdec. O terceiro encontro regional da elaboração do documento acontece nesta quinta-feira (05) e sexta-feira (06) de outubro em Belo Horizonte, capital mineira.

“Esse é o reflexo do trabalho incansável da atual gestão do município de Petrópolis em prol de construir uma cidade mais resiliente. O nosso município, que tanto sofreu com as consequências das chuvas dos desastres de 2022, agora vem sendo instrumento de estudo para contribuir com ações efetivas de redução de desastres em todo o país. O conceito de cidade resiliente nos torna mais fortes para enfrentar os próximos períodos chuvosos aqui na cidade”, disse o Prefeito Rubens Bomtempo.

O objetivo principal destes encontros é promover a discussão sobre a atuação em proteção e defesa civil nos cinco eixos da gestão de riscos e desastres, sendo eles: a prevenção, a mitigação, a preparação, a resposta e a recuperação após um desastre, buscando mapear as principais questões regionais, de forma a desenvolver metas com resultados a curto, médio e longo prazo, de acordo com cada cenário.

“Este é um momento muito importante em que Petrópolis está inserida para olhar para o futuro em relação aos cenários de riscos e pensar conjuntamente aos outros municípios e estado participantes, nas prioridades a nível estadual e regional, já que temos visões particulares e peculiares, cada município de sua região atuante, e assim, possamos ajudar a traçar novas vertentes, cooperando na elaboração do macro, do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil”, disse o Secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel Gil Kempers.

As estratégias planejadas para o desenvolvimento da proposta de elaboração do Plano Nacional envolvem ações interativas como questionários e enquetes, entrevistas semiestruturadas, reuniões e encontros técnicos com instituições especializadas, além de encontros virtuais e workshops presenciais nas cinco regiões brasileiras.

“Esse processo participativo de elaboração do Plano Nacional foi dividido em cinco regiões, e hoje nós estamos participando da discussão da região sudeste, no terceiro encontro regional do projeto. Ter a oportunidade de estar aqui representando Petrópolis e contribuindo com nosso olhar de gerenciamento de risco depois das duas tragédias vividas pela nossa cidade no ano passado, amplia ainda mais o nosso olhar de gestão de desastres e nos prepara para enfrentar novos desafios frente às bruscas mudanças climáticas nas quais estão inseridos”, concluiu o tenente-coronel BM Marcelo Abreu, diretor técnico operacional da Defesa Civil de Petrópolis.

Visita à Defesa Civil de Belo Horizonte
A equipe de gestão da Defesa Civil de Petrópolis que está em trânsito em Belo Horizonte fez uma visita operacional à sede da Defesa Civil da capital mineira para conhecer as ações do Sistema Municipal de Defesa Civil de Belo Horizonte.

“Nossas cidades possuem características similares na gestão de proteção e defesa civil, de boas práticas e inovação na busca da proteção da população e desenvolvimento da resiliência local. Já trocamos várias experiências e vamos colocar em prática ações exitosas do município de Belo Horizonte”, afirmou a tenente BM Camila Nunes, diretora de projetos da Defesa Civil de Petrópolis.

O padrão de atendimento da central 199, a rotina operacional de vistorias de risco, o monitoramento e emissão de alertas preventivos, o Plano de Contingência utilizado pelo Estado de Minas Gerais, o programa Defesa Civil nas Escolas e os treinamentos comunitários foram algumas das atividades apresentadas pela Defesa Civil de Belo Horizonte.