Terça, 24 Outubro 2023 14:23

Governo de SP convida Petrópolis para compartilhar experiências sobre preparação para chuvas intensas

Encontro virtual se deu em prol de troca de experiências e boas práticas adotadas pelo município na implementação e operação do sistema

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, recebeu o convite do Governo do Estado de São Paulo para apresentar as ações de gestão de desastres utilizadas no município com o objetivo de trocar experiências em Sistema de Alerta e Alarme, Mapeamento Participativo de Rotas de Fuga e importância da formação, engajamento e capacitação dos Núcleos de Defesa Civil Comunitários (Nudecs).

“A troca de conhecimentos é uma das formas de fortalecermos os laços entre os órgãos. Temos muito a compartilhar sobre o sistema de sirenes, assim como é uma maneira de aprendermos com outras experiências ”, disse o Prefeito Rubens Bomtempo.

Alguns métodos aplicados pela Defesa Civil durante o período crítico de 2022 foram apresentados pelo município à equipe de Defesa Civil do Governo do Estado de São Paulo e às equipes de Defesa Civil municipais de Franco da Rocha (SP), Guarujá (SP) e São Sebastião (SP). A experiência na implementação e operacionalização do Sistema de Alerta e Alarme por meio de Sirenes foi o tema norteador da participação de Petrópolis no encontro virtual.

“Petrópolis implementou o Sistema de Alerta e Alarme Sonoro logo após a tragédia de 2011 e de lá para cá o município vem trabalhando para a melhoria dos protocolos e uma maior aproximação entre Defesa Civil e comunidades locais, por isso receber um convite para falar um pouco sobre nosso trabalho é uma grande honra”, ressaltou o Secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel Gil Kempers.

No encontro também foi citado o Plano de Contingência de Petrópolis, o Protocolo de Inundação desenvolvido ao longo do último ano, o acionamento e a organização de pontos de apoio, os projetos desenvolvidos em prol da prevenção e preparação, como o Mapeamento Participativo de Rotas de Fuga, e todo o trabalho de capacitação desenvolvido com os Núcleos de Defesa Civil Comunitários.

“Acreditamos que esta troca de experiências é sempre válida, uma vez que não só apresentamos as nossas experiências, mas também temos a oportunidade de desenvolver uma nova visão sobre as ações realizadas pelas outras Defesas Civis que podem ser replicadas no município. Vale ressaltar que a sirene é um instrumento que compõe o Sistema de Alerta e Alarme, e muito além da mensagem sonora emitida, devemos impulsionar e envolver a população, oferecendo informações e capacitações para casos de emergência. Este processo é mais abrangente, visando principalmente a participação comunitária”, concluiu a Diretora de capacitação e treinamento da Defesa Civil de Petrópolis, tenente Camila Nunes.