Quarta, 01 Novembro 2023 10:49

Protocolo de Inundação: Defesa Civil orienta lojistas do Centro Histórico a como proceder em caso de chuvas intensas

Medida faz parte do Plano Verão 2024 e visa orientar os comerciantes para casos de chuvas intensas, a fim de evitar possíveis perdas e danos em suas lojas

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou nesta segunda-feira (30/10), uma reunião com representantes do comércio do Centro Histórico da cidade. O encontro se deu com o propósito de apresentar o Protocolo de Inundação, que contém orientações para casos de chuvas intensas que afetam o município durante o verão, resultando em inundações e alagamentos em diversas áreas da cidade.

“Neste governo, compreendemos a relevância da parceria entre a Prefeitura e a sociedade civil. Acreditamos firmemente que estamos trilhando o caminho adequado, pois por meio de capacitações, treinamentos e reuniões, estamos conseguindo colaborar em direção ao nosso objetivo maior: a transformação de Petrópolis em uma cidade resiliente, com uma capacidade de resposta cada vez mais eficaz diante dos desafios que enfrenta”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O Protocolo de Inundação para os lojistas, assim como para os motoristas de ônibus e taxistas foi um projeto lançado no último verão, e para este ano foi feita sua atualização com o objetivo de promover a reciclagem dos lojistas que já haviam participado da reunião anterior e a oportunidade de novos comerciantes estarem presentes.

“Este encontro com os lojistas se faz necessário porque precisamos estar prontos para atuar durante o período de chuvas com um atendimento organizado. É uma ação de suma importância não só para esta categoria, mas também para toda a equipe da Defesa Civil, que conta com a ajuda de toda população na replicação dos informes. Saber que o comerciante está ciente de como agir em caso de chuva intensa nos auxilia neste trabalho”, disse o Secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers.

O documento é um estudo técnico que faz parte das ações da Defesa Civil de Petrópolis contidas no Plano de Contingência para o período do verão, que inclui orientações direcionadas aos lojistas e rodoviários, e visa a abrangência aos cidadãos do município - principalmente os que se expõem diariamente a locais que podem ser afetados com maior intensidade no período das chuvas.

Os lojistas contam ainda com um canal direto de comunicação com a Defesa Civil: eles recebem os informes direcionados sobre o Centro Histórico, para que possam se preparar para qualquer ocorrência, evitando assim possíveis perdas e danos em suas lojas: “Nosso objetivo com essa medida é garantir uma maior segurança tanto para os comerciantes quanto para os consumidores diante dos potenciais cenários de risco em nosso município. Para os comerciantes que quiserem participar deste grupo de comunicação via WhatsApp, é só fazer contato com a Defesa Civil que realizamos o cadastro”, concluiu Eduarda Conde, Diretora de Monitoramento da Defesa Civil de Petrópolis.