Terça, 07 Novembro 2023 14:51

Defesa Civil de Petrópolis faz treinamento com agentes do 26º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Percepção de riscos estruturais e geológicos, Protocolo de Inundação e as ações integradas do Cimop foram alguns dos temas tratados

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, na manhã desta segunda-feira (06/11) realizou um treinamento com agentes do 26º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo foi alinhar com os agentes como são realizadas as ações e tomadas de decisões técnicas para que, em caso de chuvas intensas e necessidade de apoio, o efetivo saiba como atuar.

"Petrópolis tem um plano de contingência para evitar eventos extremos, com diversas ações em plena execução. Mais do que nunca, está claro que só a integração entre todas as instituições garantirá uma resposta eficiente e é isso que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, está fazendo", disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Percepção de risco geológico e noções de risco estrutural, sistema de fechamento automático das vias, além das ações advindas do Centro de Monitoramento e Operação de Petrópolis (Cimop), foram os temas norteadores do encontro.

“Quando falamos em Defesa Civil, precisamos ir além e envolver todo o efetivo operacional que atua em Petrópolis. É muito importante esse momento do alinhamento das ações, porque assim garantimos a integração dos órgãos para atuar em caso de abertura do gabinete de crise em virtude das chuvas que assolam Petrópolis no período do verão. Estamos nos preparando dia a dia para que possamos agir com antecedência diante de um cenário adverso”, ressaltou o Secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel Gil Kempers.

O Plano de Contingência que contém as ações para o enfrentamento ao verão 2024 está em construção e o lançamento está previsto para o fim de novembro: “É de suma importância que todas as instituições envolvidas nas ações do gabinete de crise estejam alinhadas às suas respectivas demandas, e é por isso que fazemos as reuniões com as agências durante a elaboração do documento, a fim de envolver os demais órgãos na construção, entendimento e ações contidas no Plano Verão”, concluiu Kempers.