Quinta, 30 Novembro 2023 18:43

Preparação para o verão 2024: Defesa Civil de Petrópolis promove Simulado de Evacuação Escolar Intuitivo

Atividade aconteceu hoje (29) em escolas municipais e particulares, e nas universidades da cidade

A Prefeitura de Petrópolis, por meio das secretarias de Proteção e Defesa Civil e de Educação, promoveu o Simulado de Evacuação Escolar Intuitivo. A atividade aconteceu no Dia Municipal de Redução de Risco de Desastres: 29 de novembro, nas escolas da rede municipal e particular de ensino e também nas universidades de Petrópolis.

“A gestão municipal promove e estimula a participação de todas as instituições de ensino da cidade com o objetivo de conscientizar sobre a importância de se preparar para situações de emergência. Precisamos ter nossos alunos treinados para que, em caso de necessidade, estejam atentos às orientações e saibam agir com rapidez e em segurança”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

A iniciativa tem o objetivo de estimular a cultura da prevenção em Petrópolis a partir da sala de aula, por meio da simulação de uma ação organizada diante de uma emergência, atividade que visa antever os desafios locais em busca do que pode ser feito para que, em uma situação de emergência, a resposta aconteça de forma colaborativa e organizada.

“O Simulado de Evacuação Escolar Intuitivo marca a preparação da nossa cidade para o verão 2024, e para que este simulado se transforme em uma ação coletiva da cidade é preciso o comprometimento de todas as instituições de ensino para participarem, ao mesmo tempo e cada um em seu espaço de ensino, deste simulado”, disse o Secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers.

O roteiro do Simulado de Evacuação Escolar Intuitivo em situações de emergência consiste em ações de preparação e resposta a uma situação de emergência. Na etapa da preparação, o roteiro traz dicas, para a direção da instituição, do que é necessário perceber, para definir qual a área de segurança a ser utilizada, direção e aplicação de sinalização, ordem das salas a serem evacuadas e outros.

A execução do simulado é feita a partir do acionamento do alarme e do cronômetro seguido do alinhamento dos estudantes e professores nas salas de aula e outros cômodos para a saída organizada, e a ordenação nos corredores que levam até a área de segurança.

Quando todos os alunos e funcionários chegam na área de segurança, para-se o cronômetro e contabiliza quantos indivíduos foram mobilizados, quantos cômodos foram evacuados e em quanto tempo o exercício foi realizado. Em uma situação real, já na área de segurança, é necessário entrar em contato com os responsáveis das crianças e dos adolescentes para informar a situação dos alunos e tranquilizar seus parentes.

“Esse simulado é importante porque estimula a cultura de prevenção e de preparação, tão necessárias em uma cidade como Petrópolis. Esperamos que a adesão tenha sido completa e que a Educação possa trabalhar para o fortalecimento da resiliência urbana no município”, disse a secretária de Educação de Petrópolis, Adriana de Paula.

A Defesa Civil vai fazer o levantamento de quantas e quais instituições de ensino participaram do Simulado de Evacuação Escolar Intuitivo, assim como a métrica de aproveitamento do exercício, e divulgará o balanço em breve.