Sexta, 08 Dezembro 2023 11:37

Protocolo de Inundação: Defesa Civil orienta rodoviários do município a como proceder em caso de chuvas intensas

Medida faz parte do Plano de Contingência para enfrentamento às chuvas do verão e visa capacitar os motoristas de ônibus em caso de inundações

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou um treinamento com os representantes da categoria dos rodoviários da cidade nesta quarta-feira (06/12). O objetivo foi apresentar orientações para casos de chuvas intensas que afetam a cidade durante o verão, resultando em inundações e alagamentos em diversas localidades do município. Este é o segundo ano que os rodoviários são convidados a participar do encontro. Em outubro os comerciantes também participaram desta reciclagem.

“Na gestão atual, evidenciamos a importância da contribuição da sociedade como um todo para que possamos adotar medidas de preservação de vidas. As orientações da Defesa Civil para os motoristas de ônibus da cidade se faz importante visto a quantidade de passageiros transportados todos os dias em cada um dos coletivos”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O encontro faz parte das ações da Defesa Civil de Petrópolis contidas no Plano de Contingência para enfrentamento ao período do verão, o qual complementa o Protocolo de Inundação, que já inclui orientações direcionadas a motoristas e lojistas, e visa o alcance de toda a população - principalmente os que se expõem diariamente a locais que podem ser afetados com maior intensidade no período das chuvas.

“Petrópolis precisa estar preparada para o verão, por isso essas orientações que a equipe da Defesa Civil faz aos rodoviários, lojistas, taxistas, e a toda população de forma geral, por meio de capacitações, treinamentos e reuniões tem um viés muito importante só visto, de fato, na hora em que é preciso agir frente a uma inundação. Nosso objetivo é ter a capacidade de resposta cada vez mais eficaz diante dos desafios do verão”, concluiu o secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers.

Tendo como base o Protocolo de Inundação, foram elaboradas cartilhas informativas e são realizados treinamentos periodicamente, como forma de oferecer orientações sobre os procedimentos a serem adotados em caso de inundação das principais vias da cidade, além da comunicação direta da Defesa Civil com as empresas de ônibus da cidade: “Os representantes dos rodoviários de Petrópolis contam com um canal direto com a Defesa Civil, por onde recebem informes oficiais da secretaria em tempo real para que possam replicar aos motoristas e estarem preparados frente a situações adversas”, concluiu Eduarda Conde, Diretora de Monitoramento da Defesa Civil de Petrópolis.