Quinta, 11 Janeiro 2024 09:48

Nosso Bairro do Valparaíso e da Estrada da Saudade: asfalto, iluminação e mutirão da Comdep

O programa municipal Nosso Bairro chegou ao Valparaíso e à Estrada da Saudade no início de dezembro. Desde então, os dois bairros já receberam asfalto, iluminação pública de LED, mutirão de serviços da Comdep, revitalização da sinalização de trânsito, entre outras ações.

“O Nosso Bairro está hoje em duas frentes. O Valparaíso e a Estrada da Saudade. Toda semana, a Prefeitura avança nas intervenções naqueles bairros. Quem entra pelo Valparaíso pelas Duas Pontes, na Rua Gonçalves Dias, por exemplo, já vê que o bairro já está com outra cara”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Lâmpadas de LED

Ao todo, a Prefeitura instalou quase 700 lâmpadas de LED nos dois bairros, substituindo as lâmpadas convencionais.

Foram 344 lâmpadas de LED no Valparaíso, em 20 ruas do bairro. Já na Estrada da Saudade, foram 334 lâmpadas em 17 ruas.

Asfalto

A Prefeitura já asfaltou uma extensão de 1,8 km de vias do Valparaíso durante o Nosso Bairro.

Cinco ruas já foram beneficiadas: Gonçalves Dias (700 metros), Correia Lima (354 metros), Joaquim Gomensoro (560 metros), Francisco Adão Brand (112 metros) e Presidente Ranieri Mazzilli (116 metros).

Sinalização de trânsito

Após o asfalto novo, a CPTrans revitaliza a sinalização de trânsito daquela via. Foi o que aconteceu com a Rua Gonçalves Dias – principal acesso ao bairro.

O Valparaíso já ganhou também quatro travessias elevadas (os “almofadões”), para dar mais segurança aos pedestres e, ao mesmo tempo, acalmar o trânsito naquele polo gastronômico.

Mutirão da Comdep

A Comdep montou uma força-tarefa para atuar em diferentes pontos dos dois bairros.

Entre os serviços realizados, estão: capina, roçada e varrição; pintura de postes; recolhimento de lixo e entulho; poda de árvores; substituição e instalação de novas de lixeiras; reforma e revitalização de parquinhos e praças; instalação de cercas e telas em áreas de descarte irregular de entulho; e revitalização de canteiros e jardins.

Nosso Bairro

O programa Nosso Bairro foi lançado pela Prefeitura em janeiro de 2023. Durante 2 ou 3 semanas, o governo municipal fica instalado em um bairro: levando serviços das secretarias, ouvindo as reivindicações dos moradores, promovendo melhorias.

A ideia é promover ações de curto (zeladoria do bairro), médio e longo prazo (obras de grande e médio porte, que são iniciadas durante o programa) na região. O programa já passou por Independência, Alto da Serra, Posse, Pedro do Rio, Mosela, Araras e Duarte da Silveira. E, agora, está no Valparaíso e na Estrada da Saudade.