Quarta, 17 Janeiro 2024 10:34

Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Defesa Civil, realiza ação de divulgação do Plano de Resiliência Individual, o PRI

Ação visa orientar a população sobre o que fazer em dias de chuva forte

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, está realizando uma ação de divulgação do Plano de Resiliência Individual de Petrópolis, o PRI. O objetivo é orientar a população sobre o que fazer para se manter em segurança em dias de chuva forte.

“Quando chegamos ao governo, a Defesa Civil não tinha os investimentos necessários para poder realizar o seu trabalho. Foi assim que enfrentamos as catástrofes climáticas de 2022. O orçamento da pasta cresceu de R$ 217 mil (valor definido pela gestão anterior, em 2021, para o ano de 2022) para mais de R$ 5 milhões (definido em 2022 para o orçamento de 2023). Isso permitiu avançar muito na proteção da cidade: hoje, há cancelas automáticas, treinamento para os rodoviários, reativação de Nudecs e uma série de medidas. Com isso, Petrópolis avança na política pública de prevenção e se torna uma cidade cada vez mais resiliente”, disse o Prefeito, Rubens Bomtempo.

A ação de divulgação vai durar uma semana - de 15 a 20 de janeiro -, e o planejamento é percorrer os principais pontos de circulação de pessoas do Centro Histórico - da rua do Imperador ao Obelisco -, além da divulgação no comércio de rua de toda cidade e nas rodoviárias locais, como o Terminal Governador Leonel Brizola, no Bingen, e o Terminal Rodoviário Imperatriz Leopoldina, no Centro da cidade.

No panfleto do PRI é possível encontrar as principais ações para dias de chuva forte, o que levar na mochila de emergência no momento de mobilização para o ponto de apoio, dicas de prevenção aos acidentes domésticos, além de orientações para serem seguidas antes, durante e depois da chuva No plano as pessoas também encontram um QR Code que direciona para as rotas de fuga e pontos de apoio de cada comunidade.

“Sabemos que o período do verão é a época do ano com maior registro de chuvas no município, por isso se faz importante a divulgação de nossas ações a fim de salvaguardar vidas e construir o consciente coletivo de como agir em uma situação de emergência. O PRI nada mais é do que isso, um guia de como agir em dias de chuva forte”, concluiu o Secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel Gil Kempers.

Serviço:
Data: de 15 a 20 de janeiro de 2024