Segunda, 22 Janeiro 2024 11:46

Projeto piloto distribui 155 rádios comunicadores aos Nudecs de Petrópolis

Iniciativa é da Prefeitura, por meio da Defesa Civil, em parceria com SOS Serra

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e em parceria com a SOS Serra, está realizando a implementação do projeto piloto de radiocomunicação nos Núcleos de Defesa Civil Comunitários (Nudecs). Ao todo serão 155 rádios comunicadores distribuídos para os 31 Nudecs da cidade.

“Sabemos que em momentos de crise, passamos por adversidades, como a falta de energia e de internet, por isso, os rádios comunicadores são equipamentos de grande valia para a comunicação da Defesa Civil com as comunidades. Agradecemos pela parceria e pelo trabalho que a SOS Serra vem realizando em Petrópolis e reafirmamos nosso compromisso em construir políticas públicas a fim de proteger a vida do cidadão petropolitano”, disse o Prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo.

A apresentação dos rádios comunicadores vai acontecer em um encontro com os Nudecs neste sábado (20/01), das 09h às 12h, no espaço do SOS Serra, localizado na rua General Rondon, 637, no bairro Quitandinha. E vai funcionar assim: cada núcleo comunitário ficará responsável por 2 a 3 rádios, critério definido a partir da abrangência de localidades do Nudec, que somente poderão ser utilizados para comunicação de emergência direta com a Defesa Civil e com outros membros do Nudec de sua região. Um curso para rádio comunicadores será ministrado no mês de fevereiro para utilização correta dos equipamentos.

Segundo o Secretário de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis, tenente-coronel Gil Kempers, é a primeira vez na história da Defesa Civil que a comunidade recebe equipamentos para radiocomunicação em momento de emergência: “Este é um projeto piloto, inovador. Cada Nudec vai receber capacitação para saber usar o rádio, que é a rede de comunicação que mais funciona em momento de desastre, quando há queda de internet e telefone. Importante ressaltar que não é uma frequência aberta, é um recurso para ser usado somente durante um momento de crise, não para a comunicação do dia a dia. A Defesa Civil orienta o momento que os rádios podem – e devem – ser acionados”, disse.

Neste primeiro encontro, além dos rádios comunicadores, a Defesa Civil vai apresentar o mapa de ações realizadas no município e o Plano de Resiliência Individual de Petrópolis (PRI), e líderes de 3 Nudecs vão relatar suas experiências: Dr. Thouzet, Caxambu e Floresta.

“Os principais projetos não estruturais de Defesa Civil desta gestão, principalmente a partir de 2022, estiveram ligados ao fortalecimento dos Nudecs, seja nas capacitações em diferentes temas ou seja na distribuição de equipamentos operacionais necessários para qualificar estes núcleos, isso faz com que a comunidade esteja cada vez mais fortalecida em relação à políticas públicas de preparação, prevenção e resposta. A troca de experiências entre as lideranças é fundamental para a organização e a manutenção sustentável dos Núcleos de Defesa Civil Comunitários”, disse Rodrigo D’Almeida, da equipe de projetos da Defesa Civil.