Sexta, 20 Janeiro 2023 10:39

Prefeitura vai construir nova Escola de Educação Infantil no Alto Independência

Prédio atual será demolido, e novo espaço para crianças de 3 a 5 anos será maior e mais moderno

A comunidade do Alto Independência vai ganhar uma nova Escola Maria da Glória Queiroz de Vasconcelos. O anúncio foi feito pelo governo municipal, durante reuniões com gestores das unidades escolares da região e moradores da localidade. O encontro é parte do Nosso Bairro, programa que leva ações integradas da Prefeitura nas comunidades.

O documento autorizando a abertura da licitação para contratação da empresa que fará a construção da nova escola foi anunciado pelo governo municipal durante reunião com os moradores. “Quero que todos vocês fiscalizem e acompanhem a obra da nova escola. Essa escola é de vocês e para vocês. Vamos construir uma nova história para o Independência passando pela Educação”, disse Rubens Bomtempo.

O imóvel da Escola Maria da Glória vai ser demolido e no local será construído um novo prédio com dois pavimentos e 300 metros quadrados maior do que o anterior. A nova escola, que atende crianças de três a cinco anos em período parcial, vai contar com seis salas de aula, sanitários (incluindo um adaptado), copa, cozinha, refeitório, pátio, sala multiuso e área da administração. A unidade vai atender 120 alunos.

“É honroso o que este governo está fazendo de devolver essa escola para a comunidade”, agradeceu a diretora da unidade, Andréa Ribeiro Malheiros, lembrando que a escola foi a primeira unidade escolar do Independência. “Há 23 anos estou aqui na escola, que tentaram fechar no último governo, é um momento de muita alegria ver esse projeto e saber que esse sonho vai acontecer”, disse.

Em 2015, a unidade foi interditada devido a problemas estruturais. Desde então, os alunos estão em um anexo de uma igreja da comunidade. “O local foi adaptado para receber os alunos, mas agora vamos construir uma escola nova. Garantindo segurança, conforto e qualidade para as nossas crianças”, disse a secretária de Educação, Adriana de Paula. O vice-prefeito Paulo Mustrangi; o secretário de Defesa Civil, Gil Kempers e representantes da Secretaria de Meio Ambiente participaram da reunião com as diretoras e o diretor e apresentaram os projetos para a educação que serão desenvolvidos este ano.

“Temos um desafio que é mudar a educação da nossa cidade. Melhorar os índices do Ideb e combater a evasão escolar é um compromisso de todos nós. Ninguém pode ficar para trás. Temos que enfrentar esse problema de frente”, comentou o prefeito Rubens Bomtempo.

Também participaram da reunião as diretoras da Comunidade São Jorge, do CEI Romano Canavese, do CEI Célia Lobo Paulo, do CEI Professora Dora Killer e do CEI Alto Independência; além do diretor da Escola Municipal Alto Independência.