Sexta, 20 Janeiro 2023 10:42

Nosso Bairro: moradores debatem soluções para o Independência em audiência pública

No encontro, que contou com mais de 150 pessoas, prefeito Bomtempo determinou ações

O programa Nosso Bairro, que desde o início da semana leva uma série de ações integradas da Prefeitura à região do Independência, contou com uma grande audiência pública na noite de quarta-feira (18). O prefeito Rubens Bomtempo, toda a equipe de governo e mais de 150 moradores discutiram os projetos para a região e as demandas da população. Após ouvir as solicitações, Bomtempo determinou uma série de medidas e fez anúncios importantes, como a construção da nova Escola Municipalizada de Educação Infantil Maria da Glória Queiroz de Vasconcelos.

“Queremos construir um novo diálogo, onde cada petropolitano e petropolitana se sintam incluídos. Estaremos aqui presente ouvindo vocês e levando os nossos serviços e ações. Muita coisa vai acontecer. Vamos transformar o Independência e construir uma nova história para a região”, disse o prefeito. “Vamos em frente porque o caminho vai ser muito melhor para a nossa cidade e para o nosso Independência”, ressaltou o vice-prefeito Paulo Mustrangi.

O encontro também contou com a presença dos vereadores Léo França e Gil Magno.

O morador Leandro Tesch Corrêa, de 40 anos, elogiou a criação do programa Nosso Bairro. "Há muito tempo não via uma mobilização tão grande da Prefeitura na comunidade. O Independência estava muito carente dos serviços, principalmente capina, iluminação e limpeza das ruas", disse.

Mais vagas para a Educação Infantil

Durante o encontro, o prefeito Rubens Bomtempo assinou o documento que autoriza a licitação para a contratação da empresa que construirá a nova Escola Municipalizada de Educação Infantil Maria da Glória Queiroz de Vasconcelos. O atual imóvel da unidade vai ser demolido. No local será construído um novo prédio com dois pavimentos e 300 metros quadrados maior do que o anterior.

A nova escola, que atende crianças de três a cinco anos em período parcial, vai contar com seis salas de aula, sanitários (incluindo um adaptado), copa, cozinha, refeitório, pátio, sala multiuso e área da administração. A unidade vai atender 120 alunos.

CIEP Santos Dumont será reaberto, com ensino fundamental e médio

Outro projeto como a reabertura do Ciep do Independência (Santos Dumont) em parceria com o Governo do Estado também foi anunciado na reunião. O espaço terá aulas de Ensino Fundamental e Ensino Médio.

“Quando chegamos no governo em dezembro de 2018, encontramos o prédio do Ciep fechado e sendo usado como depósito. No ano passado, na renovação da cessão com o Governo do Estado surgiu essa ideia de fazermos um convênio e reativar a escola. O Estado, que já iniciou as obras de reforma do imóvel, vai ficar responsável pelo Ensino Médio e a Prefeitura vai abrir turmas do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Assim vamos atender uma antiga reivindicação da comunidade”, explicou a secretária de Educação, Adriana de Paula.

Com a casa arrumada, Prefeitura volta a investir nas comunidades

A secretária-chefe de Gabinete, Luciane Bomtempo lembrou que a arrecadação do município, depois de muito trabalho de forma responsável do secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa e do prefeito, permitiu pactuar as obras e investimentos nas comunidades. “Todos os recursos que conseguimos a mais para o orçamento do município, vamos usar nos nossos bairros, nas nossas comunidades. Esses investimentos vão se traduzir em ações na cultura, saúde e educação”, ressaltou.

Nosso Bairro: projetos, ações e iniciativas para o Independência:

- Nova Escola Municipalizada de Educação Infantil Maria da Glória Queiroz de Vasconcelos
- Reativação do Ciep do Independência em parceria com o Governo do Estado
- Pavimentação das ruas (como a Antônio Ligeiro, Rua O, entre outras)
- Sinalização e troca dos abrigos de ônibus
- Instalação de 700 lâmpadas de led (mais de 180 já foram instaladas)
- Instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto pela Águas do Imperador
- Reforma do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)
- Cursos profissionalizantes
- Criação do Conselho Local
- Reforma das quadras
- Coleta de entulho em local, data e hora definidos com a comunidade