Terça, 02 Mai 2023 15:57

Prefeitura anuncia ações para fomentar economia da Posse em reunião com moradores e empresários

Programa de microcrédito e a implantação da moeda social estão entre as ações previstas pelo governo municipal na região

Em reunião com moradores e comerciantes do distrito da Posse, a equipe da Prefeitura debateu o planejamento de ações para impulsionar a economia local. No encontro, que também contou com a participação da equipe da Prefeitura, Bomtempo fez um balanço das ações do programa "Nosso Bairro" - que levou, por duas semanas, ações integradas ao quinto distrito.

"O núcleo do projeto deixou a Posse neste domingo (30), mas o governo continua instalado no quinto distrito com diversas ações. Temos projetos importantes, como o microcrédito, a moeda social Ipê Amarelo, além de oferecer capacitação profissional para qualificar a mão de obra", disse o prefeito.

Os comerciantes e moradores do bairro também apresentaram suas demandas, como a melhoria na iluminação pública, investimentos nas estradas vicinais, implantação da feira local e estacionamento rotativo.

“Estamos buscando recursos para a melhorar as estradas vicinais, além de todo o trabalho que está sendo desenvolvido para melhorar a vida da comunidade como um todo. Nosso principal objetivo é proporcionar mais conforto e dignidade para os moradores da região da Posse”, finalizou o prefeito Rubens Bomtempo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Damaceno, destacou que a região apresenta uma economia dinâmica e diversificada em atividades.

“Nessas duas semanas, nós procuramos estar mais próximos dos comerciantes e dos empresários locais, ouvindo as demandas e sugestões. Percebemos que a Posse tem uma economia muito dinâmica e diversa, com vários setores diferentes, com muitos microempreendedores individuais e muitas empresas importantes tem se estabelecido no quinto distrito. O programa Nosso Bairro é só o inicio de uma série de conversas e ações que vamos estar promovendo junto com o setor produtivo local para alavancar a economia da região”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Damaceno.

Comerciantes e empresários comemoraram as ações do programa na região

Para o comerciante Arthur Vieira, a chegada do governo na região trouxe muitos benefícios para os moradores. “Muitas questões que levavam tempo para resolver, foram solucionadas com agilidade. A troca da iluminação por LED foi muito importante, trouxe mais segurança para a região. Além de diversas outras melhorias que já foram realizadas. No meu ponto de vista, a reorganização do estacionamento foi um grande benefício para os comerciantes locais”, pontuou.

O empresário Rafael Mello agradeceu a presença do governo municipal na região. “Eu agradeço a presença da prefeitura que veio com uma grande equipe, com o objetivo de nos acolher, nos ouvir e tentar resolver nossas demandas”, disse.

Nosso Bairro

O Nosso Bairro é um programa da Prefeitura. Lançado neste ano, o programa busca aproximar a Prefeitura de cada região da cidade.

Durante 2 semanas, o governo municipal fica instalado em um bairro: levando serviços das secretarias, ouvindo as reivindicações dos moradores, promovendo melhorias. A ideia é promover ações de curto (zeladoria do bairro), médio e longo prazo (obras de grande e médio porte, que são iniciadas durante o programa) na região.

Para isso, a Prefeitura dividiu o município em 16 regiões. Cada edição do Nosso Bairro será em uma dessas regiões. A primeira foi o Independência, realizada em janeiro. A segunda, iniciada em fevereiro, foi a do Alto da Serra, englobando 2 das 16 regiões (o que incluiu Alto da Serra, Chácara Flora, Vila Felipe, Sargento Boening, Meio da Serra, Castelânea e Morin). Essa etapa foi concluída no fim de março.

A próxima edição do Nosso Bairro será no distrito de Pedro do Rio.