Segunda, 17 Julho 2023 10:32

Nosso Bairro: Prefeitura dá início aos atendimentos no bairro Mosela

Neste sábado (15), equipes de várias Secretarias estiveram na Escola São Judas Tadeu para atender a população, como parte das ações do Programa Nosso Bairro que chegou no início da semana na Mosela.

“Essa é mais uma forma de nos aproximarmos da população, não só para tirar dúvidas e colocar à disposição os serviços, mas também para ouvir as demandas dos moradores”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Entre os principais serviços oferecidos estão: orientações sobre benefícios, matrícula e transferências de unidades escolares, fila de espera em creches, negociação de dívidas junto a Secretaria de Fazenda, consulta de processos, agendamento de consultas e exames de imagem no Hospital Alcides Carneiro, entre outros.

A recepcionista e assistente administrativo do HAC, Ludmila Santos, explicou que, para agendar consultas e exames, é necessário trazer os documentos. “Só é possível fazer os agendamentos com o pedido do exame ou encaminhamento médico, cartão do SUS atualizado e a identidade. Sem esses documentos nós não conseguimos agendar, nem verificar sobre os pedidos no sistema do Hospital Alcides Carneiro”, explicou Ludmila.

A moradora da Mosela e jornalista aposentada, Ângela Alcântara, esteve na Escola São Judas Tadeu na manhã deste sábado. Para ela, o Programa Nosso Bairro aproxima o morador da Prefeitura, o que é muito importante. “Muitas pessoas trabalham e não conseguem ir até as secretarias para fazer uma reclamação ou pegar uma informação. Estar com as equipes no bairro e ainda com atendimentos aos sábados é muito bom para todos”, ressaltou Ângela.

A unidade Móvel do Procon também está no pátio da Escola São Judas Tadeu para tirar dúvidas, receber reclamações, denúncias sobre serviços e orientações aos consumidores.

Nesta edição, o Programa Nosso Bairro abrange, além da Mosela, as regiões do Bataillard, Moinho Preto, Campo do Serrano e Fazenda Inglesa.

Desde o início da semana, equipes das Secretarias de Obras, SSOP, Comdep e CPTrans estão na região atuando na melhoria da infraestrutura. Ações como poda, capina, limpeza de bueiros, sinalização e substituição de lâmpadas convencionais por led, são alguns dos serviços já realizados no bairro.

O Programa Nosso Bairro segue na região pelas próximas duas semanas. Os atendimentos das Secretarias são de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados por demanda, no pátio da Escola São Judas Tadeu.

Programa Nosso Bairro

A Prefeitura iniciou o projeto Nosso Bairro em janeiro de 2023, com o objetivo de estar cada vez mais presente nas comunidades, dialogar com os moradores e, juntos, resolver os problemas, retomando investimentos e serviços essenciais.

O Independência foi o primeiro a receber o Programa Nosso Bairro com uma série de ações integradas do governo municipal que chegaram também no Quarteirão Italiano, Bairro Mauá, Taquara, Crémerie e regiões próximas.

Depois o Programa esteve no Alto da Serra, bairro mais atingido pelas catástrofes climáticas. As localidades de Lopes Trovão, Meio da Serra, Morin, Castelânea, Sargento Boening, Chácara Flora e Vila Felipe também foram contempladas.

O Programa Nosso Bairro esteve também no 4º e 5º distritos de Petrópolis, em localidades da Posse e de Pedro do Rio.

Agora, o Nosso Bairro chega na Mosela, com ações intersetoriais também pelo Bataillard, Moinho Preto, Campo do Serrano e Fazenda Inglesa.

Durante a realização do Projeto, equipes de todas as secretarias são deslocadas para os bairros para atender a população, assim como o programa Pet Zero, o Procon Móvel e o Ônibus Lilás.

As ações contam ainda com ações da Comdep, como capina, roçada, pintura, poda preventiva, desobstrução de bueiros e galerias; asfalto e tapa-buracos; troca de lâmpadas convencionais por led; cursos de capacitação e ações no CRAS; fortalecimento dos Nudecs, Núcleos de Defesa Civil Comunitários, com a realização de oficinas de meteorologia e risco geológico; rede de cadastramento de voluntários para a Defesa Civil; orientações sobre noções de primeiros socorros; aumento do número de Agentes Comunitários de Saúde; além de um cadastro de micro empreendedores individuais para que possam prestar serviços dentro do bairro, fortalecendo a mão de obra local.

Na educação, o Nosso Bairro tem como ação principal a reforma escolas e quadras esportivas. A construção de novos Centros de Educação Infantil. também faz parte do pacote de ações.