Segunda, 30 Outubro 2023 10:09

Tradicional Caminhada encerra o Outubro Rosa 2023

Centenas de pessoas participaram da caminhada pelas ruas do Centro Histórico.

As ruas do Centro Histórico foram coloridas de rosa neste sábado, 28, durante a tradicional caminhada que marcou o encerramento da 15ª edição do Outubro Rosa, uma campanha da Prefeitura de Petrópolis, em parceria com a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO). Durante todo o mês, foram promovidas diversas ações de conscientização em relação ao câncer de mama e de colo do útero.

A concentração da caminhada, assim como nos anos anteriores, foi em frente à Catedral São Pedro de Alcântara e contou com a participação do casal perna de pau, os músicos e muita animação com os Guerreiros da 20, além, claro, das grandes estrelas do evento: as Vitoriosas! Mulheres que venceram o câncer de mama e ressignificaram suas vidas após a luta contra o câncer.

“Todos nós estamos na corrida pela estrada da vida e precisamos estar preparados para enfrentar e vencer os desafios. Cumprimento as vitoriosas e que Deus dê força a todas as pessoas que precisam enfrentar o câncer”, desejou Elton Pothin, pastor da Igreja Luterana.

Antes do início da caminhada, bênçãos do pároco da Catedral, padre Adenilson Ferreira. “Que Deus abençoe as iniciativas em prol das pessoas com câncer e uma bênção especial para as vitoriosas, que superaram o câncer para dar testemunho de que se trata de uma luta em que se entra para vencer. Que a fé possa estar presente no coração de todos”, disse.

Em breves palavras, o prefeito Rubens Bomtempo cumprimentou a todos os presentes, ressaltando o exemplo de persistência e resiliência das vitoriosas. “A luta não pode parar, por isso, trabalhamos durante o ano todo para garantir acesso a exames e tratamentos por meio da nossa rede municipal de saúde. Viva o SUS!”, finalizou.

A caminhada partiu da Catedral São Pedro de Alcântara e passou pelas Ruas da Imperatriz, Tiradentes, Imperador, Nelson de Sá Earp, Praça da Liberdade, Roberto da Silveira e Alfredo Pachá. Nem mesmo a chuva intimidou as centenas de pessoas que participaram da caminhada. A chegada foi no Palácio de Cristal, onde foi realizada a cerimônia de encerramento.

A madrinha do Outubro Rosa 2023, que liderou a caminhada durante todo o percurso, agradeceu a oportunidade e também homenageou as vitoriosas. “O prefeito Rubens Bomtempo me deu esta missão de ser a representante do governo junto ao terceiro setor. Um trabalho que eu faço com muita alegria. Fico lisonjeada em ser a madrinha do Outubro Rosa e agradeço a todos pelo apoio. Hoje é o dia de homenagear as vitoriosas”, destacou.

A presidente voluntária da APPO, Ana Cristina Mattos, ressaltou o trabalho realizado durante todo o mês de outubro. “Foi um trabalho feito por muitas mãos, mas nada seria possível sem o apoio da Prefeitura de Petrópolis, que é uma grande parceira da APPO e da luta pela prevenção e detecção precoce do câncer. Seguimos caminhando com muito carinho, amor e empatia pelo outro”, disse Ana Cristina.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Condim), Luciane Bomtempo, falou sobre a importância dos cuidados durante todo o ano e não apenas durante o mês de outubro. “Petrópolis é rosa o ano todo, todos os meses são de luta. Temos muito que comemorar os avanços que temos experimentado na saúde da mulher em nosso município. Nós, mulheres, cuidamos de casa, dos filhos, dos maridos e precisamos também nos cuidar. Eu tive um caso de câncer na família e quem é tocado pelo câncer nunca mais deixa de lutar”, ressaltou Luciane.

Já o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, aproveitou para parabenizar a todos os servidores e servidoras pelo Dia do Servidor, comemorado neste 28 de outubro, e destacou a importância desses profissionais para a oferta de serviços de qualidade a quem precisa. “Sem eles, não conseguimos qualificar as nossas portas de atendimento. Por isso, o nosso muito obrigado a cada servidor. O Outubro Rosa trabalha um dos nossos principais preceitos, que é a prevenção. Garantimos, durante todo o ano, os serviços para que a doença seja detectada o quanto antes e, assim, aumentar as chances de cura”, disse Curvelo, que aproveitou para incentivar a vacinação, que é muito importante, inclusive para os pacientes oncológicos. “Vacinem-se”, finalizou.

O prefeito Rubens Bomtempo reiterou a importância de promover um evento como o Outubro Rosa durante todo o mês e comemorou que o debate sobre a saúde da mulher tenha chegado também às escolas da rede municipal. “Tivemos palestras nas escolas da rede pública, e as nossas crianças foram tocadas. O resultado disso é a exposição de telas pintadas por alunos de diversas unidades, em homenagem ao Outubro Rosa. Consciência de prevenção desde pequenos. Mais um sinal de que estamos conseguindo avançar”, disse o prefeito.

Além da exposição, o encerramento da campanha Outubro Rosa contou também com a participação da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí e do Projeto Sol, Som e Movimento, do Instituto Caminho da Roça. Um lindo e delicioso bolo foi oferecido a todas e todos os presentes, que puderam ainda fazer testes rápidos de IST’s, aferir pressão e glicemia e, ainda, serem imunizados com vacinas contra a Covid-19 e Influenza, em uma ação oferecida pela Secretaria de Saúde.