Segunda, 08 Janeiro 2024 09:50

Programa Nosso Bairro é oficialmente instituído em Petrópolis

O programa municipal Nosso Bairro, implantado pela Prefeitura no início de 2023, agora está oficialmente instituído.

Um decreto da Prefeitura Municipal de Petrópolis (decreto 765, publicado no Diário Oficial de 27 de dezembro) fez isso: instituiu o Nosso Bairro e definiu o conceito, as atividades e as 16 regiões político-administrativas do programa.

“O Nosso Bairro foi um sucesso em 2023. Colocou a Prefeitura nos bairros, ouvindo as demandas da população, prestando serviços e dando início a ações de curto, médio e longo prazo. Foi assim no Independência, no Alto da Serra, na Posse, em Pedro do Rio, em Araras. E vamos continuar esse trabalho em 2024, percorrendo toda a cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Cada edição do Nosso Bairro é em uma região.

Durante 2 ou 3 semanas, a Prefeitura fica instalada naquela região. Lá acontecem as reuniões do secretariado, são realizadas reuniões com moradores e comerciantes para que o município conheça as demandas da comunidade, são realizados serviços e obras.

São obras de contenção, troca de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, capina, roçada, revitalização da sinalização de trânsito, reforma de escolas, cadastro de moradores para que recebam os alertas da Defesa Civil por SMS, entre outras atividades.

“Tem ação que começamos e terminamos durante aquela edição do Nosso Bairro. Outras, não. As mais complexas, mais estruturais, são iniciadas no Nosso Bairro, mas continuam mesmo depois que a edição do programa termina”, disse Bomtempo.

O objetivo do programa é descentralizar a oferta de serviços públicos, promover a participação da população na gestão municipal e fortalecer a execução de políticas públicas em todas as regiões do município.

16 regiões do programa Nosso Bairro

Para a operacionalização do programa, a cidade foi dividida em 16 regiões político-administrativas. Cada região é um agrupamento de bairros vizinhos.

Veja abaixo quais são essas regiões:

Região 1
Posse, Taquaril, Albertos, Nossa Senhora de Fátima, Rio Bonito, Brejal, Juriti e Córrego Grande

Região 2
Pedro do Rio, Secretário, Vila Rica, Retiro das Pedras, Loteamento Boa Vista, Alto do Pegado, Fagundes, Rocinha e Barra Mansa

Região 3
Itaipava, Santa Mônica, Madame Machado, Araras, Vista Alegre, Malta, Vale das Videiras, Laginha, Benfica, Vale do Cuiabá, Gentio e Manga Larga

Região 4
Corrêas, Nogueira, Castelo São Manoel, Águas Lindas, Bonsucesso, Calembe, Frias, Bonfim, Bairro da Glória e Caititu

Região 5
Cascatinha, Estrada da Saudade, Boa Vista, Humberto Rovigatti e Samambaia

Região 6