Município participa do evento com iniciativas reconhecidas, abordando práticas nutricionais, ações intersetoriais e experiências desenvolvidas na rede municipal

Petrópolis vai participar do 17º Encontro Estadual do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), organizado pelo Cecane UniRio, nos dias oito e nove de julho, no campus da UniRio, no Rio de Janeiro. O evento reunirá representantes de diversos municípios do estado para discutir práticas, desafios e avanços na alimentação escolar.

A edição deste ano terá como foco a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), os conhecimentos dos povos e comunidades tradicionais e o fortalecimento da agricultura familiar, destacando a atuação de mulheres e jovens do campo. A programação prevê mesas redondas, oficinas, palestras, partilhas de experiências e momentos de integração entre setores envolvidos na execução do programa.

Além da participação nas discussões temáticas, a Gerência de Alimentação Escolar (GAE) de Petrópolis submeteu quatro trabalhos à comissão avaliadora do evento, todos aprovados para apresentação. Os estudos refletem práticas desenvolvidas nas unidades escolares da rede municipal e contam com o apoio das equipes da Atenção à Saúde Nutricional (ATAN) e do Programa Saúde na Escola (PSE).

Os temas dos trabalhos aprovados foram:

• Acompanhamento de alunos com seletividade alimentar no município de Petrópolis.

• Avaliação da insegurança alimentar e nutricional nos domicílios dos alunos matriculados na rede municipal de ensino da cidade de Petrópolis.

• Educação Alimentar e Nutricional na Prática do Programa Nacional de Alimentação Escolar, em uma escola do município.

• Intervenção nutricional com responsáveis de estudantes da rede pública de ensino de Petrópolis.

“Os resultados que serão apresentados são fruto do esforço conjunto entre setores da Prefeitura, equipes escolares e famílias, refletindo o cuidado com os estudantes e o fortalecimento das políticas públicas de alimentação”, concluiu o gerente de Alimentação Escolar, José Augusto Leal.

A Caminhada das Lanternas (Laternenumzug) iluminou a noite deste sábado (05/07) no centro histórico de Petrópolis. A mobilização que acontece durante a Bauernfest desde 2017 reuniu cerca de 400 lanternas, algumas delas costumizadas por artesãs da cidade.

A procissão ecumênica simboliza a luz da fé, da paz, da esperança e da caridade. A concentração foi na Igreja Luterana, na Rua Ipiranga, seguiu em direção a Catedral São Pedro de Alcântara, passando pelas Avenidas Koeler e Roberto Silveira, até chegar no Palácio de Cristal, palco principal da Bauernfest.

A caminhada é uma tradição cristã que tem origem na Idade Média em boa parte da Europa. No período medieval, durante o inverno, a procissão das velas tinha um significado especial, representando a esperança e a luz em meio a escuridão e ao frio. Era um simbolismo de que o fogo ia aquecer as casas até o sol voltar na primavera.

A 36ª Bauernfest vai até 13 de julho em vários pontos da cidade. A programação completa está no site da Prefeitura (petropolis.rj.gov.br).

Promovida pela Prefeitura de Petrópolis e Clube 29 de Junho, a Bauernfest tem o patrocínio da Águas do Imperador, Embratur, Caixa, TurisRio, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Ministério da Cultura. A Império é a fornecedora do chope oficial da Bauern.

Mais de 300 pessoas participaram neste sábado (05/07) da XVII Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Prefeitura e o Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde). O evento aconteceu no auditório da Unifase com objetivo de discutir propostas para a construção do plano municipal de saúde para os próximos quatro anos.

Com o tema “A saúde que queremos. Vem fazer com a gente!”, a conferência priorizou a participação popular na elaboração das propostas que foram divididas em quatro eixos temáticos: Atenção Primária, Secundária, Terciária e Controle Social. Foi apresentado um vídeo com propostas de moradores da cidade e palestras que avaliaram a rede municipal de saúde.

Além do debate das políticas públicas para a saúde, o evento ainda teve apresentações culturais com o grupo “Acalanto, risos, afetos e encontros”, a Companhia de Teatro da Comdep e o Coral de Petrópolis.

Neste segundo fim de semana da 36ª Bauernfest algumas vias terão interdição no trânsito para a realização da Caminhada das Lanternas, da corrida BaueRun e da Feira da 16 de Março.

A Caminhada das Lanternas acontece sábado (05/07), a partir das 19h. O evento começa na Igreja Luterana, na Avenida Ipiranga, seguindo pela Praça Princesa Isabel, Avenida Koeler (sentido praça), Roberto Silveira, Alfredo Pachá até o Palácio de Cristal.

Já no domingo (06/07) a BaueRun, sai da Rua Padre Siqueira e faz um longo percurso pelas principais ruas do Centro Histórico. A concentração começa às 7h e largada às 7h30.

Os corredores seguem pela Roberto Silveira, Praça da Liberdade, Avenida Koeler, Avenida Tiradentes, Rua da Imperatriz, Rua do Imperador, Rua Dr. Porciúncula, Rua Visconde de Souza Franco (Rua da Feira), retornando na ponte para acessar a faixa seletiva na Souza Franco, seguindo para a Caldas Viana, Floriano Peixoto, Alberto Torres, Ipiranga, Koeler, Roberto Silveira e encerrando na Rua Padre Siqueira.

Também no domingo (05/06), a Rua 16 de Março fica interditada ao trânsito de veículos, entre 9h e 18h, para a realização da Feira da 16 - edição Bauernfest.

Interdições em outras regiões da cidade

No Castelo São Manoel, a Rua 7 recebe neste fim de semana o Arraiá da Rua 7. A via fica fechada no sábado e no domingo, das 18h às 23h. Também tem interdição na Rua Luiz Winter, no Duarte da Silveira, das 18h às 21h, para realização de uma festa junina.

Já no domingo, por conta do jogo entre o Vera Cruz e o Barcelona FC, no estádio Atílio Marotti, a Rua Madre Francisca Piá, funcionará em mão única, das 14h45 até 17h, no sentido quarteirão Ingelheim x Mosela.

Rainha e princesas de Blumenau ficam até domingo (06/07) prestigiando a Bauernfest

O Palácio de Cristal foi palco do encontro das realezas da Bauernfest e da Oktoberfest, que aconteceu na sexta-feira (04/06). A troca de experiência cultural faz parte da programação da 36ª Bauernfest, que segue até 13 de julho em vários pontos da cidade.

A realeza da Oktoberfest veio acompanhada do diretor geral da festa que acontece anualmente em Blumenau, em Santa Catarina. Guilherme Guenther ressaltou a importância do intercâmbio entre as duas cidades.

Gabrielle Kratz é a rainha da Oktoberfest e as princesas são Giane Prochnow e Gabriela Schoeler. Além de prestigiarem a Bauernfest, elas também vão visitar pontos turísticos como a Casa do Colono, museu que remonta a vida e cotidiano dos primeiros colonos que chegaram em Petrópolis.

O presidente do Clube 29 de Junho, Márcio Haubrich, e a primeira dançarina da Bauernfest, Maristela Esch, também participaram da solenidade.

Promovida pela Prefeitura de Petrópolis e Clube 29 de Junho, a Bauernfest tem o patrocínio da Águas do Imperador, Embratur, Caixa, TurisRio, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Ministério da Cultura. A Império é a fornecedora do chope oficial da Bauern.

A programação completa da Bauernfest está no site da Prefeitura (petropolis.rj.gov.br).

A partir da próxima semana, três novos pontos de doações serão abertos

A Campanha do Agasalho promovida pela Prefeitura já arrecadou 1.243 peças até o momento. A iniciativa vai até o fim do mês, e o número de locais de doações será ampliado a partir da próxima semana. As sedes da Secretaria de Esporte, Promoção de Saúde, Juventude, Idoso e Lazer, da Secretaria da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras e do ICMBio / APA Petrópolis também serão pontos de coleta.

Os itens recebidos na Campanha do Agasalho são destinados para pessoas em situação de rua e entregues durante as abordagens sociais realizadas pelas equipes da Secretaria de Assistência Social ou nos atendimentos feitos no Centro Pop e Núcleo de Integração Social (NIS).

Esse é um trabalho cada vez mais importante, porque a demanda de atendimento por pessoas em situação de rua aumentou nos últimos dois meses, no mesmo período com frio mais intenso na cidade. Maio e junho foram os meses com maior número de atendimentos realizados pelo Centro Pop neste ano (225 e 248, respectivamente). Só esses dois meses representam mais de 40% do trabalho feito no espaço no primeiro semestre.

Novos pontos de doações

Para alavancar ainda mais a Campanha, mais três pontos serão abertos para receber os agasalhos. São dois no Centro - as sedes das secretarias de Esporte, Promoção de Saúde, Juventude, Idoso e Lazer e da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras - e mais um em Itaipava - a sede da APA Petrópolis / ICMBio (confira os endereços abaixo).

A Campanha do Agasalho tem como lema "Sua doação aquece o inverno de quem mais precisa" e é coordenada pelo Gabinete da Cidadania, vinculado à Secretaria de Governo.

As doações podem ser feitas de segunda a sexta, das 09h às 17h, nos seguintes locais:

📍 Gabinete da Cidadania – Avenida Koeler, 260 (anexo) - Centro
📍 Centro Administrativo – Rua Teresa, 1.515 (sobreloja) - Alto da Serra
📍 Defesa Civil – Rua Buarque de Macedo, 128 - Centro
📍 Assistência Social – Avenida Ipiranga, 163 - Centro
📍 Centro de Cultura Raul de Leoni – Praça Visconde de Mauá, 305 - Centro
📍 Comdep – Rua General Rondon, 400 - Quitandinha
📍 Defensoria Pública – Avenida Benjamin Constant, 222 - Centro
📍 Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes – Estrada União e Indústria, 10.000 - Itaipava
📍 CPTrans – Rua Alberto Torres, 115 - Centro
📍 APA Petrópolis / ICMBio – Estrada União Indústria, 9.722 - Itaipava
📍 Esporte, Promoção de Saúde, Juventude, Idoso e Lazer – Rua 16 de Março, 183 - Centro
📍 Secretaria da Pessoa com Deficiência, Mobilidade Reduzida e Doenças Raras – Avenida Koeler, 87 - Centro

Funcionários da Comdep estão participando do projeto Nossa Cidade, Nossa História: Sustentabilidade e Pertencimento, uma parceria da Prefeitura com a historiadora Vânia Nicolau de Oliveira. A iniciativa tem como objetivo promover o acesso à cultura e ao conhecimento histórico da cidade.

A proposta busca valorizar a contribuição dos profissionais para o cotidiano e os grandes eventos da cidade, fortalecendo o sentimento de pertencimento e ampliando a visibilidade do trabalho que realizam. “Esses trabalhadores fazem parte da alma da cidade e merecem se ver como protagonistas da história que ajudam a construir todos os dias”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.

Por meio de atividades como contação de histórias, rodas de conversa, exposições, círculos de leitura e oficinas, o projeto oferece informações sobre os principais pontos turísticos, festas tradicionais e elementos históricos e ambientais de Petrópolis — permitindo que os trabalhadores compreendam o sentido de cada festividade e o motivo pelo qual ela é realizada.

As atividades acontecem em turmas de até 30 pessoas, com duração média de 40 minutos por encontro, e são realizadas na Comdep. O objetivo é que cada grupo seja atendido de maneira personalizada, respeitando as rotinas de trabalho e garantindo o aproveitamento do conteúdo.

 

As inscrições para o concurso Abrace a Bauern 2025 terminam na segunda-feira (07/07) e devem ser feitas no site da Prefeitura (petropolis.rj.gov.br). O concurso é promovido pela Prefeitura e 10 instituições parceiras - Sicomércio, Arte, Acep, CDL, Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Feirinha de Itaipava, Sindturismo, Associação da Rua 16 de Março, Associação dos Microcervejeiros de Petrópolis (AMP) e AssociaEventos.

O Abrace a Bauern vai premiar dois estabelecimentos que estiverem melhor enfeitados com o tema da festa, levando em conta as cores e tudo que a torna tradicional. Os prêmios serão oferecidos pelas instituições parceiras. As regras do concurso estão publicadas no Diário Oficial (D.O.) do dia 17 de junho, disponível no site da Prefeitura.

A votação popular acontece pelo story do Instagram da Prefeitura de Petrópolis (@petropolis_pmp), no dia 10 de julho, e a divulgação do resultado final será no dia 13 de julho, no encerramento da Bauernfest, com a solenidade de premiação no Palácio de Cristal às 18h30.

A 36ª Bauernfest acontece 13 de julho no Palácio de Cristal e arredores. Promovida pela Prefeitura de Petrópolis e Clube 29 de Junho, a Bauernfest tem o patrocínio da Águas do Imperador, Embratur, Caixa, TurisRio, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Ministério da Cultura. A Império é a fornecedora do chope oficial da Bauern.

Trabalho começa na próxima segunda-feira (07/07) e vai até o fim de outubro

Os beneficiários do Aluguel Social do Estado devem fazer o recadastramento a partir da próxima segunda-feira (07/07). O procedimento é feito anualmente e vai abranger 2.574 pessoas. Os beneficiários devem comparecer nos dias e horários agendados com os documentos necessários no Centro de Cultura Raul de Leoni. O trabalho vai acontecer até o fim de outubro.

Nesta etapa, farão o recadastramento: quem recebe R$ 800 pelo estado (com complemento de até R$ 200 pelo município) depois da chuva de 2022; e quem tem benefício de R$ 500, também pelo Estado (casos de pessoas atingidas por chuvas como as de 2011, 2013 e 2020). A listagem com os nomes, datas e horários para comparecimento ficará disponível no site da Prefeitura: www.petropolis.rj.gov.br.

Os documentos necessários são:

* Documentação pessoal de todos os membros da família que residem na casa (original):

RG, CPF, Certidão de nascimento ou casamento*

Comprovante de renda*
> Renda formal: contracheque ou carteira de trabalho digital (atualizado nos últimos três meses)
> Renda informal ou ausência de renda: carteira de trabalho (física ou digital) ou nada consta do Ministério do Trabalho
> No caso de benefícios como aposentadoria, pensão, BPC e outros: extrato bancário (atualizado nos últimos três meses)


Comprovante de residência do imóvel interditado (com data de fevereiro ou março de 2022) - em nome do beneficiário ou membro da família (original e cópia)

Comprovante de residência atual - em nome do beneficiário ou membro da família (original e cópia)

Contrato de locação com firma reconhecida (original e cópia), acompanhado de cópia do RG, CPF e informações bancárias do proprietário do imóvel

Laudo de interdição ou destruição do imóvel (R.O.)

É preciso que o beneficiário esteja com o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado para fazer o recadastramento.

Feriadão na cidade do Rio por conta do Brics promete movimentar Petrópolis

O feriadão na cidade do Rio de Janeiro, por conta da reunião de Cúpula do Brics, promete movimentar Petrópolis nos próximos dias. E para atender a demanda, a Bauernfest vai funcionar também na segunda-feira (07/07), com abertura do burgo alemão às 10h e fechamento às 22h.

Outros pontos turísticos também estarão abertos na segunda-feira, como os parques Cremerie, Prefeito Paulo Rattes (Itaipava) e Natural Municipal Padre Quinha (Avenida Ipiranga, no Centro). Os polos de moda (Rua Teresa, Bingen e 16 de Março) e a Feirinha de Itaipava também funcionarão normalmente.

Também estarão abertos na segunda-feira: Vale Germânico; os museus do Brinquedo, de Porcelana e de Cera; a Casa da Princesa Isabel; o Orquidário Binot e o Vale do Amor.

A 36ª Bauernfest segue até 13 de julho no Palácio de Cristal e arredores. A programação completa está no site da Prefeitura (petropolis.rj.gov.br). Promovida pela Prefeitura de Petrópolis e Clube 29 de Junho, a Bauernfest tem o patrocínio da Águas do Imperador, Embratur, Caixa, TurisRio, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Ministério da Cultura. A Império é a fornecedora do chope oficial da Bauern.

Página 1 de 2179